A partir do dia 16 de novembro, a Santa Casa de Caridade de Formiga colocará em prática uma medida que beneficia a todos os clientes e à comunidade. Todo paciente internado terá direito a uma pessoa junto ao leito, colocando em prática a visita aberta. Dessa forma, todos os pacientes, exceto da Enfermaria de Cuidados Intermediários (ECI), terão direito a receber, das 8h às 20h, suas visitas. A troca de visitantes será feita dentro desse horário, sendo permitido apenas um visitante por vez.
A medida foi tomada com o objetivo de promover um atendimento mais humanizado aos pacientes, de forma a deixá-los mais próximos dos familiares e amigos. Segundo a psicóloga da Santa Casa, Luciane Saporetti, hoje, todos sabem da importância de ter ao lado alguém especial durante um tratamento.
?Certamente, com a presença e apoio de um familiar ou amigo, a recuperação do paciente será mais rápida e menos dolorosa. A humanização no ambiente hospitalar, seja ela relacionada a funcionários ou clientes, é uma meta constante da Santa Casa, que prioriza ações de cuidado e atenção às pessoas. Alcançar a excelência na prestação de serviços é uma ação que passa, principalmente, pela humanização e excelência no atendimento. Desejamos, com essa mudança, trazer mais ânimo aos pacientes e visitantes, tornado o ambiente hospitalar mais agradável?, explica.
Além disso, o provedor da Santa Casa, Geraldo Magela Antunes Couto, explica que a mudança é um reflexo do quem vem acontecendo nos grandes e principais hospitais do país e do mundo, comprovando que a instituição acompanha as mais novas tendências da área, despontando como uma organização moderna e em constante crescimento, celebrando o respeito às pessoas e à vida.
No horário noturno, será permitida a permanência dos acompanhantes dos pacientes que têm esse direito resguardado por lei, que são: menores de 18 anos e maiores de 60, além dos portadores de necessidades especiais.
Normas e serviços
O Serviço de Psicologia da Santa Casa esclarece, ainda, algumas normas essenciais relacionadas aos acompanhantes (visitantes), como: ter mais de 16 anos; ter equilíbrio emocional; ser pessoa positiva e que busque o bem estar do paciente; respeitar as orientações da equipe, tendo em vista que existem normas dentro do Hospital que resguardam o bem estar e a saúde de ambos; e usar trajes adequados, como sapato fechado, calça comprida e roupas mais fechadas e discretas.
Além da visita aberta, outros serviços de apoio ao paciente são oferecidos pela Santa Casa. São eles: Serviço Social; Comissão de Controle da Infecção Hospitalar (CCIH); Assistência Psicológica a pacientes e familiares; Fisioterapia motora e respiratória; Nutricionista clínico; e direito à Assistência Espiritual.

COMPATILHAR: