A Santa Casa de Formiga irá inaugurar, em abril, a Sala Cirúrgica Híbrida. O novo complexo realizará procedimentos endovasculares, como cirurgias cardíacas, vasculares e de neurologia.
Esses procedimentos considerados de alta complexidade serão permitidos graças à aquisição de equipamentos de última geração, como o aparelho de hemodinâmica, adquirido por meio de um contrato ousado firmado por uma equipe médica do hospital.
A Sala Cirúrgica Híbrida integra a qualidade da imagem obtida no laboratório de hemodinâmica, dentro de um ambiente com condições ideais para uma cirurgia convencional, realizando procedimentos diagnósticos e intervencionistas. No mesmo ato cirúrgico, economiza-se tempo de internação dos pacientes, reduz-se custos e facilita-se o fluxo operacional para a Instituição.
O complexo tem uma importante função no atual cenário, no qual as terapias híbridas representam uma opção cada vez mais utilizada no tratamento de pacientes de alto risco e com doenças cardiovasculares complexas, oferecendo maior segurança para o procedimento. Além disso, apesar de toda tecnologia oferecida, o sucesso do tratamento irá depender de planejamento adequado e de toda integração da Equipe Multidisciplinar, em que cardiologista clínico, cirurgião cardíaco, cardiologista intervencionista, anestesiologista e enfermagem agem de maneira conjunta, para um desfecho favorável do tratamento.

Conheça os exames e os procedimentos invasivos mais comuns realizados pelo equipamento

Exames
Cateterismo cardíaco;
Arteriografia em qualquer região do corpo;
Flebografias;
Procedimentos
Angioplastia com implante de stent nas artérias coronárias;
Angioplastia com implante de stent nas artérias dos membros inferiores;
Tratamento endovascular de aneurismas da aorta.
Embolização de tumores, aneurismas e malformações vasculares.
Na maior parte dos exames e cirurgias realizadas na hemodinâmica, os pacientes permanecem entre 24 e 48 horas internados no hospital. Em alguns casos, segue para uma Unidade de Terapia Intensiva, onde permanecem por 24 horas, em observação.
Equipe médica
A equipe médica que irá atuar na Santa Casa de Formiga, na Sala Híbrida, contará com profissionais especialistas, que atuam em grandes centros e hospitais renomados. A equipe será composta por cardiologistas intervencionistas e por cirurgião vasculares. A equipe vascular será conduzida pelo médico cirurgião cardiovascular e chefe dos Serviços de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Madre Teresa, de Belo Horizonte, Dr. Rodrigo de Castro Bernardes e pelos cirurgiões Dr. Hélcio Rubens, Dr. Vicente Ferreira, Dr. Gil César Paim, enquanto a equipe da Cardiologia Intervencionista será composta pelo Dr. Eduardo Belisario Falchetto e pelo Dr Daniel Pinheiro Cruz, ambos já atuantes no hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte.
Mais equipamentos
O Centro de Imagem da Santa Casa de Formiga também se prepara para receber, neste mês o Arco Cirúrgico (Arcadis Avantic), equipamento hospitalar com flexibilidade avançada, o que o torna útil não somente em centros cirúrgicos, como também em lugares menores. É uma espécie de raios-X móvel, preferido por grande parte dos ortopedistas e neurocirurgiões. A máquina agiliza e melhora a qualidade de atendimento médico em três especialidades: Cardiologia, Neurologia e Cirurgia Vascular.

COMPARTILHAR: