A equipe da Central de Teledoações da Santa Casa de Caridade de Formiga iniciou as ligações nesta segunda-feira (14). O serviço foi implantado dentro do projeto “Amigos da Santa Casa”, desenvolvido por meio de uma parceria entre instituição e o Instituto Areias Brancas.

As operadoras e o mensageiro do teledoações passaram por um treinamento na semana passada, quando receberam as instruções de como fazer as ligações e sobre o funcionamento do serviço. Inicialmente, as ligações serão feitas apenas para moradores e empresas do município de Formiga, mas, futuramente, se estenderão para as cidades da região que também são atendidas pela Santa Casa.

A iniciativa visa à contribuição espontânea, em valor definido pelos próprios colaboradores, para ajudar nas necessidades da Santa Casa de Formiga. A primeira campanha de arrecadação da Central de Teledoações é para a aquisição de eletrocautério ou bisturi eletrônico, equipamento utilizado pelo Centro Cirúrgico em cirurgias de várias especialidades médicas. Sem esse aparelho, fica comprometido o número de cirurgias ou algumas podem não ser realizadas. O investimento é em torno de R$29 mil.

O bisturi eletrônico é utilizado para realizar desde procedimentos ambulatoriais até cirurgias de alta complexidade, com um corte liso, coagulação eficiente e mínimo dano tecidual. Atende todos os procedimentos cirúrgicos, sendo especialmente indicado para cirurgias como ressecção transuretral e eletro vaporização de próstata, cirurgias gastroenterológicas, cardíacas, ginecológicas, proctológicas, ortopédicas, neurológicas e muitas outras.

Segundo o gerente geral da Santa Casa de Formiga, José Orlando Fernandes Reis, como a instituição está na expectativa para sediar o Hospital Regional do Coração e para o credenciamento de cirurgias cardiovasculares pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o equipamento torna-se imprescindível para diversos tipos de procedimentos.

A Central de Teledoações vai contribuir muito para melhorar a arrecadação do hospital, que é uma instituição filantrópica e atende a maioria dos pacientes do SUS, por isso, depende de recursos governamentais, de atendimentos de convênios e particulares, além de doações para se manter, pois os recursos não são suficientes.

É importante que toda a população se sensibilize, pois todos podem contribuir para a manutenção dos serviços e para a melhoria da qualidade do atendimento de saúde prestado aos moradores de Formiga e região.

Os interessados em se tornar um colaborador podem entrar em contato com a Central de Teledoações pelo telefone (37) 3329-1335.

Redação do Jornal Nova Imprensa Assessoria Santa Casa

COMPATILHAR: