A partir desta quinta-feira (4), todos os pacientes confirmados com dengue ficarão em observação no Ambulatório Emergencial, que foi criado, em caráter de urgência, pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceira com a Santa Casa de Formiga.
De acordo com a supervisora de enfermagem da Santa Casa, Wanessa Vaz, as pessoas que chegarem ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) passarão por uma triagem, junto à equipe de enfermagem do setor, com aplicação de soro, hidratação e consulta médica.
Após o diagnóstico do médico do PAM, em caso de pacientes com dengue dos grupos A e B(não precisa de internação e nem de observação e tratamento via oral), os mesmos serão orientados pela equipe de enfermagem e poderão realizar o tratamento em casa. Caso seja diagnosticado um estado emergencial (grupos C e D), o paciente ficará em observação, no Ambulatório Emergencial preparado pela Santa Casa de Formiga, que será localizado no novo espaço da recepção do Hospital.
Wanessa Vaz ainda explica que a Santa Casa está disponibilizando para o Pronto Atendimento, além do espaço, parte dos equipamentos permanentes e quinze leitos com suporte para soro. Haverá um local para o Posto de Enfermagem e espaço separado para pacientes da Pediatria do PAM. Na área da Pediatria do Ambulatório Emergencial, as crianças terão direito a um acompanhante.
A supervisora de enfermagem da Santa Casa ainda comenta que a equipe assistencial é própria do Pronto Atendimento Municipal e será composta por quatro técnicos em enfermagem, dois enfermeiros e dois médicos.
A entrada de acesso para o Ambulatório Emergencial da Dengue deverá ser feita pelo Centro de Imagens e Raios-X da Santa Casa de Formiga.

COMPATILHAR: