Em breve, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Formiga começará a funcionar. Para isso, as equipes de enfermagem e multiprofissional (psicólogas, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas) estão se preparando em um treinamento específico para o atendimento que será realizado na unidade.
Desde o dia 19 de outubro, as equipes têm se reunido para a capacitação e elaborado os protocolos e os procedimentos exigidos dentro das instalações da UTI.
De acordo com o gestor de enfermagem, José Orlando Fernandes Reis, o treinamento ocorre em dois módulos. No primeiro, as equipes participam de uma capacitação no Centro de Estudo e Pesquisas de Educação Continuada (Cepec). Já no segundo, o treinamento ocorre nos setores e na UTI.
Haverá dez leitos na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Formiga. Cinco já estão em funcionamento interno e, desde quinta-feira (1º), começaram a funcionar oficialmente. Os outros cinco serão liberados até janeiro de 2013. A equipe da UTI da Santa Casa será formada por um médico plantonista de 24 horas, cinco enfermeiros de 24 horas, 12 técnicos de enfermagem de 24 horas.
O início das obras
No dia 31 de outubro de 2011, tiveram início as obras da Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Formiga. Ao todo, são 200m²de construção, onde haverá dez leitos, com capacidade para atender pacientes de Formiga e região.
A obra da UTI foi construída com emendas parlamentares provenientes do deputadoJaiminho Martins/PR, da deputada Federal Jô Moraes/PCdoB e do deputado federal Domingos Sávio/PSDB,além do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde (Prohosp) e de recursos da Santa Casa.
Todas as adequações físicas realizadas na Santa Casa seguem as exigências determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as normas da RDC50 e o Plano Diretor Arquitetônico do hospital.








