Durante o mês de maio, a Santa Casa de Caridade de Formiga promoveu um treinamento sobre a Influenza A (H1N1) com toda a comunidade hospitalar. O estudo foi feito com o objetivo de preparar os colaboradores para receberem os possíveis casos da doença no hospital.
O treinamento foi ministrado pela gestora de área e enfermeira Karla Emanuela Carriço da Mata, nas salas próximas ao Centro de Estudos, Pesquisas e Educação Continuada (Cepec). Segundo a enfermeira, ?durante o inverno, o risco de adquirir doenças ligadas ao aparelho respiratório é maior, já que o ar se torna mais seco e as pessoas ficam mais aglomeradas nessa época. Por isso, aumenta a possibilidade de novos casos de gripe. A Santa Casa preocupa-se em preparar seus funcionários para receber os pacientes, promovendo palestras e treinamentos?, contou.
Influenza A (H1N1)
A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória contagiosa, causada por um novo subtipo de vírus da gripe. Assim como a gripe comum, é transmitida, principalmente, por meio de tosse, espirro e contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Entre 7 e 14 dias, a partir da contaminação pelo novo vírus, os sintomas podem aparecer. Os cuidados médicos devem ser procurados assim que a pessoa apresente febre, tosse e dificuldade respiratória.
Medidas de prevenção
É importante que a população em geral siga algumas medidas para tentar reduzir a propagação do vírus. Como: lavar as mãos frequentemente, utilizando água e sabão;
utilizar álcool gel para desinfecção das mãos; uso de lenços de papel descartável para cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar; não reutilizar lenços de papel e evitar o uso de lenços de pano; evitar tocar a boca, olhos e nariz sem lavar as mãos;
não compartilhar utensílios (copos, talheres, pratos, toalhas de rosto) e alimentos;
evitar contato próximo com outras pessoas (abraçar, beijar, etc.).

COMPATILHAR: