A Santa Casa de Caridade de Formiga será a nova referência em cirurgias ortopédicas para 55 municípios da região. O convênio foi feito entre a Secretaria Estadual de Saúde, depois que ortopedistas de Divinópolis se descredenciaram do Hospital São João de Deus. A expectativa é de que a medida acabe com o sofrimento de quem está na fila de espera por uma operação.
Pela Santa Casa passam diariamente 120 pessoas, sendo que 70% dos atendimentos são feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital vai receber um repasse mensal de R$ 100 mil da Secretaria de Estado da Saúde.
Serão disponibilizados 15 leitos de internação, além de toda a estrutura de diagnóstico de imagens. Atualmente, seis ortopedistas se revezam em escala de plantão na Santa Casa. Agora, os médicos responsáveis pelas cirurgias poderão contar com uma Unidade de Cuidado Intensivo (UCI), com capacidade para cinco pacientes.
Isso vai exigir uma maior capacitação do hospital, além de ir nos preparando para que tenhamos a possibilidade de nos tornarmos referência e, com isso, nossa infraestrutura ter maior aporte de recursos do SUS. Consequentemente, isso vai gerar mais possibilidades de outros serviços serem oferecidos através da Santa Casa,explicou o diretor clínico do hospital, Reginaldo Santos.
As obras de ampliação da estrutura do hospital já estão sendo realizadas. Estão sendo construídos cinco blocos cirúrgicos. A partir de janeiro de 2013 serão mais dez leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A intenção da diretoria é de que o hospital se torne referência também em outras especialidades, conforme explicou o tesoureiro da Santa Casa, João Reis Soares. Estamos trabalhando uma série de meios para conseguir melhorias para a cidade de Formiga, contou.
Com o descredenciamento de Divinópolis, o movimento no Pronto Socorro da cidade deve apresentar queda. A dúvida agora é em relação ao transporte dos pacientes até a cidade de Formiga. Nos casos de pacientes que serão atendidos mediante esse novo convênio, eles serão encaminhados por meio de veículos da secretaria municipal de Saúde de Divinópolis, revelou Chérrie Mourão, secretária municipal de Saúde de Divinópolis.

COMPATILHAR: