A Caixa Econômica Federal informou que os saques do programa Bolsa Família, permitidos excepcionalmente no fim de semana, voltam a obedecer ao calendário normal a partir desta segunda-feira (20). O vice-presidente de Habitação do banco, José Urbano Duarte, disse que a retirada do benefício fora do cronograma foi liberada por conta dos boatos em relação ao programa, que se espalharam por ao menos 12 estados.
Rumores sobre a suspensão de pagamentos do Bolsa Família e também um inexistente bônus pelo Dia das Mães, que deveria ser sacado até sábado (18), fizeram milhares de beneficiários procurar agências bancárias. Foram registradas longas filas e tumultos em diversos pontos de saque, principalmente em cidades do Nordeste e do Norte.
Em função do boato, o que fizemos no fim de semana foi criar uma alternativa para que todo mundo que estivesse nas agências pudesse receber, independente do calendário. Mas isso foi válido apenas para o fim de semana em função daquele boato, esclareceu Urbano Duarte.
A partir de hoje está normal. Quem tem o cartão final 2, recebe hoje; quem tem o cartao final 3, recebe amanhã; e assim sucessivamente, como sempre o fizeram, nos lugares que sempre o fizeram, completou Duate,
Ainda no sábado, o governo federal desmentiu os boatos sobre suspensão do pagamento.Não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família, disse, em nota, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, responsável pelo programa.
O ministério informou que boatos falsos sobre o programa chegaram a ao menos 12 estadose provocaram tumultos em cerca de 110 agências da Caixa. Ceará foi o estado mais afetado, mas problemas também foram registrados em Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Norte, Amazonas, Pará e Rio de Janeiro.
Ainda de acordo com Urbano Duarte, quem recebeu o benefício de maio adiantado no fim de semana, só voltará a receber o pagamento do Bolsa Família em junho. O que acontece é que quem já recebeu, recebeu integralmente aquilo que tinha que receber. Vai voltar a receber só no próximo calendário, na segunda quinzena de junho. Em maio não tem novo pagamento para quem já recebeu, informou Urbano.
Segundo o vice-presidente, a Caixa ainda não contabilizou a quantidade exata de pessoas que retiraram o benefício por conta do boato. Nós vamos fechar esse balanço hoje à noite. Mas, no final de semana, cerca de 1 milhão de famílias tiveram o pagamento devidamente feito, afirmou.
Ministro pede que investigação à PF
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar a origem do boato. A solicitação foi feita diretamente ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff ficou muito preocupada com o episódio e determinou imediata apuração sobre a origem e a disseminação do boato.
A determinação foi para que a apuração seja rigorosa a fim de que se possa tomar com rapidez as medidas criminais cabíveis contra todos os envolvidos na origem e na divulgação destes boatos, disse, em comunicado, o Ministério da Justiça.

COMPATILHAR: