Uma denúncia de que um casal dizendo ser agente de saúde do PSF do Centro estaria fazendo visitas e recolhendo dados pessoais de idosos na região chegou até a Secretaria de Saúde de Formiga. A suspeita é de que seja um golpe, já que a pasta não promoveu nenhuma ação dessa natureza nos últimos dias.

De acordo com o denunciante, o casal trajava jalecos brancos e se apresentou como agente comunitário do PSF. Eles teriam se oferecido para aferir a pressão dos moradores da residência e pediram alguns dados para o preenchimento de um relatório, como número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), documentos pessoais de identificação, entre outros.

Os possíveis golpistas ainda teriam feito perguntas suspeitas quanto à aposentadoria da pessoa que os atendeu e até quanto à média salarial dos residentes. O caso se repetiu em casas vizinhas.

A Secretaria de Saúde alerta que os agentes de saúde na cidade não fazem as visitas domiciliares vestindo jalecos, o que, inclusive, é proibido.

A pasta também informa que os servidores da Saúde que prestam esse serviço trajam uniforme da Prefeitura e se identificam com crachá. Também é importante ressaltar que um único agente é responsável por cada região e, geralmente, já é conhecido pelos moradores.

Novos agentes

A Secretaria de Saúde está se programando para contratar novos agentes comunitários e de controle de endemias. Devido a suspeita de golpe, quando contratados, eles serão apresentados à população formiguense por meio do site da Prefeitura, das redes sociais, dos agentes já conhecidos na região onde atuarão e nas igrejas.

Os suspeitos se apresentaram como agentes de saúde do PSF do Centro

 

Fonte: Secom/Formiga||

COMPATILHAR: