Após uma entrevista realizada com o diretor técnico da Santa Casa de Formiga, Dr. Yuri Amorim pela Rádio 93 Play, em que foi colocada em dúvida a informação de que no município de Formiga existam de fato, 19 ventiladores mecânicos (respiradores) exclusivos para uso em pacientes Covid-19, a administração municipal emitiu nota esclarecendo o caso.

Segundo informações da Secretaria de Saúde “na Santa Casa há 37 ventiladores mecânicos que são utilizados em diversas situações. No entanto, devido a um acordo feito com a Secretaria de Estado de Saúde, 19 destes equipamentos serão para tratamento exclusivo de pacientes da Covid-19 caso haja demanda”.

Ainda de acordo com a Câmara Técnica, seis leitos com o ventilador mecânico estão preparados em uma ala específica para o acolhimento de pessoas diagnosticadas com a doença e que, porventura, necessitem de internação. Tal dado coincide com a informação do médico que afirmou que não é possível isolar um número maior de leitos para a Covid no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital, mas admitiu que, ao ser necessária a internação de sete ou mais pessoas, pela questão do espaço e a impossibilidade de evitar contato de pacientes com outras doenças com quem está com a Covid, o centro se tornaria exclusivo para pacientes Covid-19.

Na nota da administração, também foi informado que, no momento, somente um respirador está ocupado.

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a pasta segue o “Plano Operativo Macro-Oeste” para o enfrentamento à Covid-19 e que neste plano ficou estabelecido que a Santa Casa disponibilizará os 19 respiradores, de acordo com a demanda. “A ampliação dos leitos será feita de acordo com a necessidade, uma vez que não há logística técnica em reservar leitos para paciente que, até então, não existem”, informa a nota da Secretaria de Saúde.

Quadro do “Plano Operativo de Contingência Macro-Oeste”, formulado e aprovado de forma consensual entre Estado e os Municípios, através do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais) – Foto: Divulgação Decom Formiga

COMPATILHAR: