A administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura, está distribuindo álbuns de figurinhas para estudantes que estejam cursando o terceiro ou quarto ano do ensino fundamental I, em uma instituição de ensino formiguense, das redes públicas ou da rede privada. Os interessados devem pegar o álbum na Secretaria de Cultura, localizada na Casa do Engenheiro, de segunda a sexta, das 9h às 16h, a partir desta segunda-feira (12). A distribuição será feita aos 120 primeiros alunos que buscarem o álbum, levando uma comprovação de matrícula (no 3º ou 4º ano), ou frequência emitida pela escola na qual estuda.

Junto ao álbum, o aluno recebe um roteiro de “caça às figurinhas”, com uma lista de tarefas que devem ser cumpridas para ganharem suas figurinhas, e completar seu álbum. A busca, em geral, acontece em imóveis tombados pelo Patrimônio Cultural do Município que, com a atividade, são visitados pelas crianças e suas famílias. Ao completar o álbum, o estudante ganhará um livro de colorir, que contém os mesmos imóveis que fazem parte do álbum. Os dez primeiros que completarem o álbum, serão convidados a participar de uma competição de conhecimento sobre os imóveis tombados e receberão, como premiação, um jogo de tabuleiro, chamado “Patrimônio Divertido”.

Esta é uma das ações de educação patrimonial que fazem parte do Programa ICMS Patrimônio Cultural de Formiga.

Programa ICMS Patrimônio Cultural

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado. Ele funciona por meio de repasse dos recursos aos municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais, através de políticas públicas relevantes.  O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma ação conjunta com as comunidades locais.

O município de Formiga tem alcançado uma boa pontuação nos últimos anos e, com as ações programadas para 2023, espera mantê-la ou até mesmo, superá-la.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: