Para comemorar o Dia Mundial da Água, várias campanhas de conscientização foram realizadas nesta terça-feira (22), em Formiga. Estagiários e funcionários da Secretaria de Gestão Ambiental e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) panfletaram e distribuíram sementes de árvores em pontos estratégicos da cidade.
O grupo se reuniu em frente ao posto de Polícia Militar Rodoviária e depois seguiu rumo à ponte ?Três Irmãos?, no centro da cidade. Os panfletos traziam informações sobre como economizar água, e sobre a importância da coleta seletiva do lixo, para evitar a contaminação de rios, lagos, mananciais, mata ciliar e do meio ambiente.
Neste ano, o tema da campanha é ?Água para as cidades: responder ao desafio urbano?, visando incentivar os governos, organizações, comunidade e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio de gestão das águas urbanas.
A mobilização pela importância da água ocorre no mundo inteiro, desde a criação da data em 1993, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para conscientizar a população sobre o uso consciente dos recursos hídricos. Apesar de a Terra ser chamada de ?Planeta Água?, a maior parte hídrica não pode ser utilizada, pois 97% correspondem à água salgada dos mares e oceanos, restando apenas 3% de água doce, e para completar, 90% dessa água doce está congelada nos pólos.

Desperdício de água
Para economizar água e evitar o seu desperdício, evite banhos demorados. Recomenda-se um banho de dez minutos, pois esse tempo de chuveiro ligado é suficiente para consumir 270 litros de água. Uma dica importante é fechar a torneira enquanto se ensaboa.
Ao escovar os dentes, fazer barba ou utilizar a pia do banheiro em geral, feche a torneira quando não for necessário. Uma torneira aberta por um minuto pode consumir até 2,5 de água.

COMPATILHAR: