No dia 24 de março será comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e pensando nisso a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Coordenação Estadual de Pneumologia Sanitária e a coordenação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde (PNCT-MS), promoveu, nesta terça-feira (15), um encontro dos agentes de saúde de todo o Estado, incluindo técnicos, gerências regionais de saúde e agentes municipais para a capacitação e disseminação do tema TB/HIV – Abandonar o Tratamento é Desistir da Vida.
Para o coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Dráurio Barreira, a iniciativa da Secretaria é extremamente fundamental para a propagação da informação sobre a tuberculose, pois reúne num mesmo espaço agentes de saúde, que através da troca de informações e experiências, contribuem para uma otimização do tratamento e na eficácia do atendimento ao paciente.
O coordenador ressaltou ainda, que Minas Gerais é um exemplo no combate à tuberculose, e que fez questão de comparecer ao evento, pois poderá levar experiências que deram certo para outros estados, e compartilhar informações e novas diretrizes para a eficácia no combate a doença.
Em Minas Gerais, por exemplo, 6% dos pacientes não seguem as recomendações médicas até estarem definitivamente curados, fazendo com que as bactérias presentes no organismo fiquem ainda mais fortes. A tuberculose, doença que mata cerca de dois milhões de pessoas por ano no mundo todo precisa que o tratamento seja levado a sério, ressalta a gerente de Vigilância Epidemiológica, Márcia Cortez. O cuidado com a doença precisa do envolvimento de ambas as partes, tanto do paciente quanto dos agentes de saúde. Ela explica, ainda, que o paciente infectado, muitas vezes, após dar início ao tratamento, tendo posteriormente os sintomas minimizados e até mesmo extintos, abandona o tratamento, sem concluí-lo, podendo assim acarretar no agravamento do caso, tanto no combate, além de contaminar outras pessoas.
O alerta também é para pacientes com o vírus HIV, que tenham sido infectados pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose. Esses pacientes possuem o agravante da doença, tendo assim que redobrar os cuidados e o comprometimento com o tratamento, uma vez que o sistema imunológico se encontra debilitado, ressalta Márcia Cortez.
A doença
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pelo bacilo de koch, afeta principalmente os pulmões, podendo também ocorrer em outros órgãos do corpo como, por exemplo, ossos, rins e meninges. O sintoma característico da doença é a tosse prolongada, além de febre no final do dia, suor noturno, falta de apetite e emagrecimento.
Premiação do Programa de Controle da Tuberculose
O Ministério da Saúde preconiza indicadores relacionados diretamente ao abandono e cura da tuberculose. Para os casos de abandono, é estipulado que os municípios busquem atingir incidência de 5% ou menos de desistência, e para os casos de cura é recomendado que atinjam pelo menos 85% dos pacientes infectados.
Dentre os municípios premiados estão os que obtiveram percentual de cura maior que 85% e abandono do tratamento menor que 5%: 1º Ituiutaba, 2º Santa Luzia e 3º Ribeirão das Neves. Santa Luzia, por exemplo, obteve uma taxa de 0% de abandono, ressaltando ainda mais o comprometimento e a eficácia das ações de saúde para com os pacientes portadores da tuberculose. Dentre as premiações, os municípios de Sabará, Ibirité e Ribeirão das Neves, receberam menções honrosas por apresentarem índice de cura acima de 90%, juntamente com as GRS de Ubá e Diamantina.

COMPATILHAR: