Entre as várias doenças dermatológicas, o vitiligo e a psoríase chamam a atenção por se destacarem na pele, causando desconforto para quem tem o problema. Porém, é necessário conhecer, sem preconceitos, as reais causas dessas doenças.

A psoríase é caracterizada por placas vermelhas na pele e que apresentam descamações. Nos casos mais comuns estas placas ocorrem nos joelhos, cotovelos, couro cabeludo e tronco. O vitiligo é o aparecimento de manchas claras e sem pigmentação em qualquer parte do corpo. Pode ser acompanhada também pelo aparecimento de pêlos brancos no local.

As duas doenças são antigas na história da medicina e as causas ainda são pouco conhecidas. ?São doenças imunológicas, pois é o próprio organismo que leva ao seu aparecimento, mas podem também estar ligadas a casos na família. O importante é saber que estas doenças não são contagiosas?, afirma a coordenadora Estadual de Dermatologia Sanitária, Ana Regina Coelho Andrade.

No caso da psoríase, as manchas podem sumir e reaparecer sendo que cerca de 10 a 30% dos pacientes com a doença podem desenvolver artrite. A forma de tratamento para as duas doenças é a medicação local quando a pessoa procura uma Unidade Básica de Saúde ou os serviços de referência em dermatologia. O período de tratamento depende de cada caso.

Ana Regina esclarece que todas as pessoas devem procurar informações sobre as doenças dermatológicas para que o preconceito e a discriminação não ocorram. ?Em todas as doenças de pele ocorre sempre a diferenciação, o receio e o isolamento de algumas pessoas. Para que isso não ocorra a divulgação e a busca por informações são necessárias?, afirmou.

COMPATILHAR: