A vacinação contra a rubéola, que começou no dia 9 de agosto e que segundo o Ministério da Saúde será a maior campanha de vacinação do mundo, teve mais um dia de intensificação nas vacinações ontem, sábado, 30 de agosto.
Todos os postos de saúde ficaram abertos de 8h ás 17hs para que as pessoas que ainda não tivessem se vacinado pudessem fazê-lo.
De acordo com dados divulagados até agora, a campanha nacional que começou em agosto, ainda tem baixa adesão na maioria das cidades.
Em Divinópolis, até sexta-feira, quase 1 mês depois do início da campanha, apenas 35% da população de 12 a 39 anos já tinha se vacinado.
Em Formiga os números são bem melhores, onde, em um único dia de campanha, o primeiro dia ?D? realizado no dia 12 de agosto, 6 mil pessoas se vacinaram (17,8%).
De lá para cá não foram divulgados novos resultados, porém, com a intensificação da campanha, que contou até com a instalação de um posto volante na Praça Getúlio Vargas que atendeu até o dia 22, acredita-se que grande parte dos 30.662 formiguenses já tenham se vacinado.
A campanha ao terminará no dia 12 de setembro, portanto, se você ou alguém de sua família não se vacinou, ainda há tempo, procure o Posto de Saúde mais próximo de sua casa e garanta sua saúde e de seus familiares.
A vacinação contra a rubéola é eficaz em quase 100% dos casos, deve ser aplicada em crianças de 15 meses de vida, em jovens e adultos com idade entre 12 e 39 anos e é contra-indicada em gestantes e pessoas com imunodeficiência. As mulheres que recebem a vacina contra a rubéola devem evitar a gravidez, pelo menos, nos 30 dias seguintes à aplicação.
E uma curiosidade: as mulheres procuraram mais os postos do que os homens. Elas representam quase 61% das pessoas que já tomaram a dose. Mas independente do sexo, um alerta: é preciso se vacinar para que a doença seja erradicada no país.
O que é a rubéola?

A rubéola é uma doença infecto-contagiosa, causada por um vírus. A transmissão ocorre por via respiratória, através do vírus existente em secreções nasais e na garganta.
O sintoma mais marcante é a presença de manchas vermelhas pelo corpo, que aparecem primeiramente na face e atrás das orelhas.
A forma mais preocupante da doença é aquela que ataca o organismo de gestantes, que, alem de haver a possibilidade de aborto, pode causar problemas no feto.

COMPATILHAR: