A Secretaria Municipal de Gestão Ambiental iniciou nesta quarta-feira (20), no bairro Vila Padre Remaclo Fóxius, a segunda etapa da capina elétrica, que consiste no recolhimento do mato que recebeu a aplicação do Eletroerb na primeira etapa dos trabalhos.

A retirada está sendo feita por um equipamento desenvolvido na Alemanha que é acoplado em uma máquina denominada Bobcat.

         A primeira etapa da capina elétrica contemplou 80 quilômetros de serviço em ruas de Formiga. Ela teve início no dia 15 de janeiro, nos bairros Vila Padre Remaclo Fóxius, Rosário e Santa Luzia, e depois seguiu para outras localidades.

O prefeito Eugênio Vilela acompanhou os trabalhos na primeira etapa e, nesta quarta-feira, foi verificar o início da segunda fase, com a retirada do mato. “Como o serviço mostrou-se satisfatório, faremos nova licitação para atender outros bairros”.

A capina elétrica, que concilia tecnologia com sustentabilidade, está sendo feita pela empresa Minas – Controle Profissional de Pragas Ltda-ME. O trabalho é realizado em duas etapas. Na primeira, a máquina aplica o Eletroerb, que é uma descarga elétrica de alta potência. Na segunda etapa, é feita a limpeza do local, retirando o mato.

A capina elétrica permite o controle de ervas daninhas e plantas invasoras por longos períodos sem o uso de herbicidas, evitando a contaminação do solo e sua erosão.

Formiga é a primeira cidade de Minas a implantar esse serviço. Vários municípios mineiros e do Brasil já estão entrando em contato com a Prefeitura para saber mais sobre a capina elétrica e ter informações para possíveis aberturas de processos licitatórios.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: