As Secretarias de Saúde de seis estados rebateram o Ministério da Saúde e disseram ter quantidades suficientes de agulhas e seringas para iniciar a vacinação contra a Covid-19.

Em um documento enviado nesta quarta (13) ao Supremo Tribunal Federal, a pasta disse que sete estados corriam o risco de não ter estoque para atender à demanda inicial vacinação.

As secretarias de Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Santa Catarina informaram que seus estados têm insumos suficiente para vacinar o grupo prioritário, tanto com suprimentos estaduais quanto municipais.

Dentre os estados citados pelo Ministério, apenas a Paraíba confirmou que seu estoque está abaixo do que precisa para vacinar a população prioritária estipulada no plano de vacinação. Segundo a pasta, há 250 mil seringas em estoque, mas 308,4 mil pessoas que precisariam ser imunizadas na primeira fase.

Veja, abaixo, os estoques informados pelas secretarias estaduais de saúde:

  • Acre: tem 700 mil seringas; encomendou 1,2 milhão; grupo prioritário da primeira fase da vacinação é de 230,7 mil pessoas;
  • Bahia: tem 10,2 milhões de seringas; encomendou 19,8 milhões; entre as fases 1 e 4, vai vacinar cinco milhões de pessoas;
  • Espírito Santo: tem 1,7 milhões de seringas; encomendou 6 milhões adicionais; primeiro grupo de vacinados terá cerca de 35 mil pessoas;
  • Mato Grosso do Sul: tem 2,5 milhões seringas; deve vacinar 890,5 mil pessoas na primeira etapa;
  • Pernambuco: tem 3,9 milhões de seringas; encomendou mais 10,3 milhões; 2,8 milhões de pessoas fazem parte do grupo prioritário;
  • Santa Catarina: tem 9,5 milhões de seringas; encomendou mais 500 mil; tem 2,8 milhões de pessoas no grupo prioritário.

As informações foram enviadas ao STF por determinação do ministro Ricardo Lewandowski. O magistrado pediu um relatório sobre o estoque de insumos necessários à futura vacinação contra a Covid-19 para analisar um pedido apresentado pela Rede Sustentabilidade.

O partido pediu ao STF que obrigue o governo a comprovar que há estoque suficiente de seringas e agulhas para vacinar os grupos prioritários listados no plano de vacinação do Ministério da Saúde. O plano federal anunciado contabiliza 49,6 milhões de cidadãos nesses grupos – e as vacinas em fase avançada de desenvolvimento exigem a aplicação de duas doses por pessoa.

Segundo o Ministério, os estados têm mais de 80 milhões de seringas e agulhas disponíveis e a aquisição de novos insumos é de responsabilidade dos próprios estados.

Fonte: G1

COMPATILHAR: