A Secretaria de Estado de Saúde (SES) apresentou, ontem, o Plano de Enfrentamento de Ameaça da Influenza A. Mesmo sem nenhum caso confirmado da doença no Brasil até o momento, as autoridades sanitárias de Minas traçaram a estratégia para minimizar os efeitos da gripe, em caso de disseminação no Estado. Foram definidos três níveis de enfrentamento, de acordo com a situação epidemiológica. Para o secretário de Saúde, Marcus Pestana, é melhor errar pelo excesso do que pela falta. A mobilização tem que ser feita mesmo que ela (a gripe) não tenha expressão em Minas Gerais. Temos que ter uma ação preventiva eficaz e definição clara dos papéis para termos a responsabilização inequívoca. O ambiente é de tranquilidade, firmeza e vigilância, afirmou. A subsecretária de Políticas e Ações de Saúde, Helidéia Lima, afirmou que Minas está preparada para enfrentar o influenza A.
Embora estejamos na fase 1 do enfrentamento da ameaça de uma pandemia, estamos preparando toda a nossa rede assistencial e estruturando os hospitais macrorregionais, caso cheguemos nas fases 2 ou 3. A reunião de trabalho teve a participação dos secretários de saúde de 19 municípios-polo do Estado e foi transmitida para 3.000 postos de saúde e 28 gerências regionais. Notificações. Em Minas Gerais, são quatro casos suspeitos, dois monitorados e quatro descartados para gripe influenza A. Segundo a SES, os dois pacientes que deram entrada ontem no Hospital das Clínicas da UFMG não são considerados casos suspeitos. O homem de 38 anos, que esteve na África, já tem diagnóstico para malária. A mulher de 41 anos, que estava com febre e dores nas articulações, apresentou quadro de saúde estável com condições de alta.
Diagnóstico
Kits para exame. O Brasil ainda não recebeu os kits de diagnóstico rápido da gripe influenza A. Assim que chegar, o material será encaminhado para os três laboratórios de referência de diagnóstico no país.
O país e o mundo
Fronteira
Após a confirmação de casos da nova gripe na Colômbia, a Anvisa vai fiscalizar os passageiros
de ônibus com sintomas da nova gripe nas principais cidades nas fronteiras terrestres com outros países.
Disseminação
O vírus A/H1N1, causador da gripe suína, não está se disseminando de forma sustentável fora do continente norte-americano, segundo afirmou ontem a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Balanço
Casos suspeitos já chegam a 28 no Brasil
Brasília. O número de casos suspeitos de influenza A (H1N1) no Brasil passou de 25 anteontem para 28. Há casos suspeitos nos Estados de São Paulo (12), Minas Gerais (3) – mas, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, são quatro suspeitos em Minas -, Distrito Federal (2), Rio de Janeiro (2), Santa Catarina (2), Tocantins (2), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1).
Segundo o novo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, outros 28 casos estão em monitoramento em 20 Estados e 73 foram descartados. A Secretaria Municipal de Saúde de Santos confirmou ontem que um marinheiro filipino de 53 anos está internado com uma forte gripe no Hospital Estadual Guilherme Álvaro, desde anteontem. O paciente chegou à cidade no último dia 30, em navio vindo da Argentina e que fez escala em Houston, nos EUA, em 30 de março.

COMPATILHAR: