Pelo menos 127 cidades mineiras já estão em estado de emergência por conta da seca, segundo a Defesa Civil do Estado. Em Belo Horizonte e na região metropolitana, não há previsão de chuvas pelo menos até o fim do mês. A última chuva que atingiu a capital foi no começo de junho.

A previsão, de acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, é que o tempo continue bem seco. Na próxima semana pode acontecer chuvas isoladas no Sul, na Zona da Mata e no Campo das Vertentes por conta de uma frente fria que passa pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. “Serão chuviscos, em torno de 10 a 15 milímetros”, explica. 

Com isso, a tendência, segundo o especialista, é que essa nebulosidade diminua as temperaturas em todo o Estado na próxima semana. Mas antes disso, as temperaturas prometem ser altas neste fim de semana. 

Neste sábado (14) e domingo (15), em Belo Horizonte, os termômetros devem ficar entre 14°C e 27°C. Já na segunda-feira (16), a previsão é que a mínima fique entre 12°C e a máxima 25°C. Em Monte Verde, no Sul de Minas, a temperatura máxima na próxima semana não deve passar dos 18°C. O mesmo acontece em Diamantina, na região Central, que deve registrar máxima de 19°C. 

A boa notícia é que a umidade relativa do ar deve subir a partir de segunda-feira em todo o Estado. Na região metropolitana da capital, o índice deve ficar entre 30% a 40%, nas demais regiões de Minas, a umidade também sobe para 35%. Atualmente, a umidade relativa do ar está entre 20% a 30%.  

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: