Nas ruas já não há vestígios de máscaras ou passes sanitários, os escritórios voltaram a funcionar e os shows reúnem dezenas de milhares de espectadores.

 A Dinamarca se despediu nessa sexta-feira (10) de praticamente todas as restrições anticovid e retorna serenamente à vida de antes.

Nesta “velha-nova” vida é permitido organizar eventos para 50 mil pessoas, sem a necessidade de apresentação certificado de vacinação ou teste negativo de Covid, algo bastante inusitado na Europa, com inúmeras restrições ainda em vigor.

“Estamos definitivamente na vanguarda, porque não temos mais restrições”, comentou à agência AFP Ulrik Ørum-Petersen, promotor do show Live Nation, que acontece neste sábado (11).

No dia 4 de setembro, sua empresa já havia organizado um festival chamado “Retorno à Vida”, que reuniu 15 mil pessoas em Copenhague.

“Estar no meio disso, cantar como antes, quase me fez esquecer a Covid-19 e tudo o que vivi nos últimos meses”, disse na ocasião Emilie Bendix, uma jovem de 26 anos que compareceu ao show.

Graças às altas taxas de vacinação, 73% entre seus 5,8 milhões de habitantes, a Dinamarca suspendeu quase completamente desde 1º de setembro a exigência do passe anticovid estabelecido em março.

Nesta sexta-feira, também será retirada sua obrigatoriedade nas boates, único setor em que ainda vigorava.

Mas a Dinamarca pode contar com a confiança estabelecida no país entre as autoridades sanitárias e a população, recentemente destacada pela direção europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Como muitos países, a Dinamarca, durante a pandemia, implantou medidas de saúde pública ou sociais para reduzir a transmissão”, disse Catherine Smallwood, encarregada das situações de emergência da OMS na Europa.

“Mas, ao mesmo tempo, teve amplo apoio de indivíduos e comunidades que aceitaram os conselhos do governo”, destacou.

Fonte: G1

COMPATILHAR: