Com o tema ?Resíduo e Cultura?, a Semana de Meio Ambiente de Minas Gerais pretende apresentar o grande potencial do uso de resíduos como matéria prima para produções artísticas, destacando-se as obras de arte.
A abertura acontecerá no dia 8, às 19h30, com o lançamento da exposição ?Arte em Resíduos?, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). A mostra, composta por 30 painéis, é resultado de um trabalho do artista plástico Eymard Brandão sobre cores, texturas e outras propriedades de resíduos siderúrgicos. A exposição ficará aberta ao público de 9 de junho a 8 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no CMRR.
No dia 9 de junho, o repentista Bilora desafiará a plateia do restaurante da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves a refletir sobre as atitudes dos servidores em prol do meio ambiente. A intervenção, organizada pelo Programa Ambientação, acontecerá entre 12h e 14h, abordando temas como coleta seletiva, consumo consciente e uma necessária mudança de comportamento. ?A ideia é abordar estes assuntos de forma lúdica levando o servidor a analisar e repensar se suas atitudes condizem com as boas práticas ambientais?, explica a coordenadora geral do Programa Ambientação, Mirian Dias Baggio à Agência Brasileira de Notícias.
Outro destaque será o lançamento do livro ?Feam 20 anos – história e memória?, que acontecerá no dia 11, às 10h, no Foyer do Auditório Juscelino Kubistchek, na Cidade Administrativa. A publicação foi elaborada com base em documentos e depoimentos de personagens que vivenciaram diferentes momentos na Fundação e permite aos leitores acompanhar a atuação do órgão. ?Celebrar e registrar os 20 anos da Feam é celebrar nossos esforços nesses anos todos, é parabenizar a nossa equipe, reconhecida por seu trabalho não apenas no Estado, mas também no cenário nacional?, destacou o presidente da Fundação, José Cláudio Junqueira.
O encerramento da Semana será no domingo (13) com a apresentação de um concerto ambiental pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, com a regência do maestro Marcelo Lehninger.

Patrimônio Cultural Mineiro
Estão abertas as inscrições para os interessados em promover os valores culturais locais.
No ano passado, foram cerca de 1.500 ações realizadas em prol da preservação cultural no estado de Minas Gerais. Tudo isso dentro da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que chega à sua segunda edição neste ano e está com inscrições abertas aos interessados.
A intenção é que sejam realizadas atividades que sensibilizem a sociedade para a valorização do patrimônio cultural mineiro. Para isso, os participantes devem desenvolver exposições, seminários, visitas guiadas, cursos, oficinas e qualquer tipo de evento que promova o objetivo central.
Para acessar o regulamento e preencher o formulário de adesão, os interessados devem entrar o site oficial (www.jornada.mg.gov.br) até 22 de junho, dia em que se encerram as inscrições.

COMPATILHAR: