Nesta próxima quarta-feira (7) a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg-Centro-Oeste) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG ? Regional Centro-Oeste), em parceria com a Caixa Econômica Federal, realizarão o 1º Seminário da Construção Civil do Centro-Oeste de Minas Gerais.
O seminário pretende reunir empresários da cadeia da construção civil com o objetivo de discutir o atual cenário da habitação no país, as potencialidades da região e a disponibilidade de crédito para investimentos no setor.
Na pauta do evento, está prevista a participação de representante do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que abordará a certificação das empresas de construção civil no âmbito do Programa Brasileiro de Qualidade e da Produtividade do Habitat (PBQP-H).

Objetivos do seminário
O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat é um instrumento do governo federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996), cuja meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.
A busca por esses objetivos envolve um conjunto de ações, entre as quais se destacam: avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos.
Dessa forma, espera-se obter aumento da competitividade no setor, melhoria da qualidade de produtos e serviços, bem como a redução de custos e a otimização do uso dos recursos públicos. Outro objetivo, em longo prazo, é o de criar um ambiente de isonomia competitiva, que propicie soluções mais baratas e de melhor qualidade para a redução do déficit habitacional no país, atendendo, em especial, a produção habitacional de interesse social.
Importância para a construção civil
A iniciativa é de grande importância para o segmento da construção civil, que vive um momento de franca expansão no país, indicando que a previsão apresentada por especialistas. Estudos focados no cenário habitacional apontaram que as tendências demográficas e o crescimento da renda até 2030 resultarão na formação de cerca de 2,5 milhões de famílias por ano, número superior ao verificado nas últimas décadas que, consequentemente, impactará direto na demanda por moradias no país. Essa carência habitacional já se reflete na região Centro-Oeste de Minas que apresenta desequilíbrio entre a oferta e a demanda por habitação.
Nesse cenário, a elevação do investimento habitacional contribui de forma significativa para a sustentação do crescimento econômico na medida em que a habitação desempenha um papel importante na formação do investimento nacional, na promoção da qualidade de vida da população e, no atual momento da economia brasileira, oferece um horizonte amplo de oportunidades para as empresas que atuam no setor.
Compartilhar com as empresas cadeia da construção civil do Centro-Oeste mineiro este grande momento pelo qual passa o segmento da construção civil e também o leque de oportunidades que se desenha de forma clara para o enfrentamento do déficit habitacional identificado na região é uma das premissas das entidades organizadoras e patrocinadoras deste evento, que trabalham com a firme convicção de que o cenário atual oferece os ingredientes para que um trabalho eficiente no setor habitacional possa ser desenvolvido, uma vez que a demanda habitacional está identificada, há oferta de capital no sistema financeiro e é notável a capacidade empreendedora dos entes que compõem a cadeia regional da construção civil.

COMPATILHAR: