Em reunião com o superintendente da Navegação Interior da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), José Alex Botêlho de Oliva, os prefeitos de Formiga, Aluísio Veloso, e de Alfenas, Pompílio Canavez, além do secretário executivo da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Fausto Costa, o deputado federal Jaime Martins/PL confirmou na manhã de quarta-feira (10), em Brasília, a realização de um seminário no próximo dia 9 de abril, na cidade de Formiga, para discutir os estudos de viabilidade e aproveitamento do potencial hidroviário do Lago de Furnas.
No encontro em Brasília, que também contou com representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), foi elaborada uma minuta de ações para fomentar as articulações e garantir as condições de navegabilidade do lago, promovendo o crescimento econômico das cidades que compõem a Alago. ?Realizamos uma reunião preparativa para colocarmos em pauta a exploração da hidrovia do Lago de Furnas, pois temos o desejo do aproveitamento econômico do lago, pelo seu potencial no transporte de cargas, de pessoas, bem como pelo seu potencial turístico. Isso significa a geração de recursos, facilidade de escoamento da produção e a geração de outros dividendos que irão compor a economia da região? , informa Jaime Martins.
O deputado comenta que, em médio prazo, seria possível ver o Lago de Furnas interligado a hidrovia Tietê-Paraná, no estado de São Paulo, que é um modelo de sucesso neste setor, encurtando distâncias e reduzindo custos. Sobre outros projetos hidroviários em andamento no Estado, o parlamentar diz também que já há previsão de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para as obras da Hidrovia do São Francisco.
Segundo Jaiminho Martins, a realização do seminário para discutir as diretrizes é a melhor forma de debater e preparar os estudos de viabilidade para o Lago de Furnas. O evento já tem confirmada a presença do diretor geral da Antaq, Fernando Fialho, do diretor geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, e de integrantes do governo de Minas. Também participarão do evento, representantes das prefeituras que compõem a Alago, da Furnas Centrais Elétricas, representantes do Departamento Hidroviário do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) e de setores da iniciativa privada.
?Entre as prefeituras representativas da Alago, uma das mais importantes é a cidade de Formiga, juntamente com Alfenas, pela sua grande extensão que margea o lago, bem como por sua pujança econômica. Por isso, estamos finalizando a relação dos órgãos e os temas que serão tratados neste seminário, mas certamente estarão presentes também os potenciais usuários da hidrovia, representantes de setores públicos e investidores que, com certeza, irão contribuir para esse evento com suas opiniões e necessidades? , comenta o deputado.
Jaiminho Martins ressalta ainda que há uma proposta para alocar recursos necessários para que, depois do seminário, sejam feitos estudos de viabilidade, que são estudos de origem e destino de cargas, batimetria do lago (profundidade dos diversos pontos do lago) e sinalização. ?A navegação é um processo dedicado, exige a construção de pontos de embarque e desembarque, bem como portos em diversos municípios, a fim de que a produção, seja ela qual for, possa ser embarcada e desembarcada mais facilmente. Outra necessidade é que a rota tenha carta náutica e sinalização eficientes. Nesse sentido, o seminário nos permitirá a construção de uma agenda de trabalho eficiente? , finaliza Jaime.
De acordo com Superintendente da Navegação Interior da ANTAQ, José Alex Botêlho de Oliva, uma agenda expositiva com a programação do seminário e os temas a serem tratados já foi iniciada e, nos próximos dias, a agenda completa e o local do encontro serão divulgados. Ele confia nos importantes resultados para os municípios que compõem a Alago e que desejam a plena atuação da hidrovia do Lago de Furnas.
A origem do projeto
Em 2007, a ideia da hidrovia no Lago de Furnas, tendo como eixo principal a interligação das cidades de Formiga e Alfenas, foi levada pelo prefeito Aluísio Veloso a uma reunião da Alago. O presidente da entidade na época, Pompílio Canavez, hoje prefeito de Alfenas, se interessou pela proposta e levou o projeto aos governos federal e estadual.
O deputado federal Jaime Martins, que preside a Comissão de Transportes no Congresso Nacional, demonstrou interessou pelo projeto e se encarregou de fazê-lo transitar em todas as esferas governamentais.
?Hoje, a criação da hidrovia no Lago de Furnas já faz parte do planejamento dos governos e os estudos estão bem avançados? , garante Aluísio Veloso.
A distância entre as duas cidades é de 250 km e, com a hidrovia, serão construídos portos ao longo do percurso, visando atender a outras cidades do eixo. Além de potencial turístico, a hidrovia trará benefícios comerciais e econômicos para as regiões Sul e Centro-Oeste de Minas.
O prefeito Aluísio Veloso ressalta que a hidrovia, além da competitividade comercial e turística, estreitará os laços sociais e culturais entre as duas cidades, que acabou se perdendo ao longo do tempo.
Já o prefeito de Alfenas enfatiza: ?temos que ver no lago o desenvolvimento, pois temos um verdadeiro mar e precisamos navegar nele? , conclui Pompílio.