O município de Pains sediará nos dias 22 e 23 de abril o Seminário Saúde da Mulher Idosa. O evento, que tem a realização do Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Pains e apoio da PUC Minas Arcos, será realizado no Salão Nobre da Credipains e abrangerá 78 municípios da região Centro-Oeste, entre eles Formiga.
O público alvo é composto por gestores e profissionais de saúde dos municípios da região, estudantes universitários de cursos da área da saúde e cuidadores de idosos. O objetivo do encontro é proporcionar maior conhecimento sobre a saúde da mulher idosa e seu envelhecimento natural, possibilitando a reflexão, o aprofundamento do debate e a troca de informações que auxiliem o profissional de saúde, em suas diversas áreas, a construir conceitualmente o seu entendimento sobre o processo de envelhecimento, seu impacto pessoal e social.
Os temas abordados nas palestras são: políticas de saúde; relato da experiência no cuidado com os idosos no município de Pains; os impactos do envelhecimento na subjetividade da mulher; o corpo; a sexualidade; prática de atividade física; conduta nutricional no envelhecimento; saramago, a deusa Freya, Bento XVI e as quedas do idoso no Brasil; uso de medicamentos inadequados e reações adversas em idosos.
As inscrições poderão ser feitas pelo site www.pains.mg.gov.br, entre os dias 1º e 16 de abril. O limite é de 300 inscrições.
Experiência em Pains
A experiência de sucesso no cuidado com os idosos em Pains teve início há dois anos, com a implantação do Projeto Núcleo Vida Saudável. Durante toda a semana, os idosos do município participam de diversas atividades, como ginástica, artesanato, dança, caminhadas, aula de nutrição, palestras sobre temas variados, aulas de informática, além de passeios frequentes dentro e fora do município.
O resultado deste trabalho já foi identificado pela Secretaria Municipal de Pains, que observa e registra uma diminuição nos problemas de saúde ? em função da queda no atendimento – e a elevação da autoestima desse grupo que, hoje, exibe sorrisos a todo momento, dia após dia.

COMPATILHAR: