O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) vai treinar em 2010 cerca de 124 mil produtores, trabalhadores rurais e familiares. Estão planejados 4.870 cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e 1.858 de Promoção Social (PS), 3% a mais que o planejado em 2009. As principais cadeias produtivas do Estado e as áreas de saúde e alimentação serão o foco dos cursos, que são realizados gratuitamente em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais e outros cooperados.
De acordo com o superintendente do Senar, Antônio do Carmo Neves, a entidade pretende consolidar os programas de Formação por Competência em Bovinocultura de Leite, Jovem no Campo, Aprendizagem Rural e Gestão com Qualidade no Sindicato. ?A nossa intenção é ampliar o campo de atuação do SENAR com foco nas necessidades do mercado de trabalho rural?. A programação foi elaborada tendo em vista a previsão de arrecadação da entidade.
Entre os programas especiais, serão realizados 19 turmas do GQC (Gestão com Qualidade em Campo), cinco do GQS (Gestão com Qualidade no Sindicato), seis seminários do Projeto Cidadania Rural e cinco turmas do Programa Novas Lideranças. O Semeando, programa de educação ambiental voltado para alunos do ensino fundamental da rede pública, completará dez anos e deverá atingir 3 milhões de estudantes, que vão trabalhar o tema Integração Campo Cidade.
Novos programas O Senar Minas vai lançar, de forma piloto, o Programa de Formação por Competências em Bovinocultura de Leite, em parceria com a Calu (Cooperativa Agropecuária de Uberlândia) e a Fundação Roge (Delfim Moreira).
Serão três turmas com 12 alunos cada, que terão a oportunidade de aprender todas as tarefas referentes à Bovinocultura de Leite: do cuidado com os animais, alimentação e ordenha até o gerenciamento da atividade. Em Uberlândia será formada uma turma e em Delfim Moreira, duas, com alunos do curso técnico em Agropecuária da Escola Limassis, mantida pela Fundação.
Jovens O programa Jovem no Campo será desenvolvido junto a entidades que atuam com educação formal, nível fundamental ou médio. Estão sendo negociadas turmas em Pouso Alegre e Esmeraldas, e com a Associação Mineira de Escolas Família Agrícola.
Balanço 2009 Em 2009, o Senar realizou, até o dia 30 de novembro, 4.612 cursos de Formação Profissional e 1.691 de Promoção Social. A cada ano, a entidade vem aumentando o atendimento ao público rural. Segundo Antônio do Carmo, nos últimos cinco anos, o Senar elevou em 26% a oferta de treinamentos para a capacitação da mão de obra rural, além de ter lançado novos programas e serviços.
Os cursos mais demandados em 2009 foram de: Aplicação de Agrotóxico, Operação de Tratores Agrícolas, Bovinocultura de Leite, Inseminação Artificial, Operação e Manutenção de Roçadora, Produção de Derivados Vegetais (doces, compotas) e Derivados de Leite. Na área de Promoção Social, destacaram-se Pintura em Tecido, Artesanato em Tecido, Rendas e Bordados, Artesanato de Fibras Naturais, Saúde Bucal e Saúde Reprodutiva.

COMPATILHAR: