A qualidade de vida de mulheres rurais da Comunidade Ponte Alta, em Bambuí, vai melhorar com o curso ?Saúde na Terceira Idade? do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minar) que termina hoje no município. O evento gratuito é realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Bambuí e conta com 15 participantes.
Foram três dias de aulas, que acontecem na Escola Rural de Ponte Alta. Além das moradoras da comunidade, também participam do curso quatro pessoas que atuam na área de saúde como cuidadores de idosos e acompanhantes.
A instrutora Kátia Bahia Santos informou que a média de idade das participantes é entre 40 e 65 anos. ?Nosso objetivo é melhorar a condição de vida das pessoas na terceira idade, com maior qualidade de vida, mais independência e autonomia?, disse.
Durante o treinamento, elas recebem orientações sobre alimentação correta, necessidade da atividade física e mental, estado emocional e problemas típicos da faixa etária, como doenças crônicas (hipertensão, diabetes e Alzheimer). Além disso, são discutidos os direitos e deveres da terceira idade dentro do Estatuto do Idoso e as adaptações arquitetônicas e mobiliárias dentro de casa.
?Fazemos um retrospecto para a reeducação da qualidade de vida deles. Infelizmente, a maioria dessas pessoas não tem noção sobre isso. Eles pensam sobre doença e não saúde. O Senar vem mudar essa realidade?, explicou Kátia.
A dona de casa Maria Aparecida Silveira diz que o curso vai ajudar muito no seu dia a dia. ?As aulas são interessantes e tenho dúvidas sobre leis, direitos e deveres na terceira idade. Somos muito mal informados e o Senar vai nos dar mais informações sobre isso e ajudar nos defender também?, considerou.
Outra dona de casa, Marli de Jesus Soares Chaves, avaliou que o treinamento é muito abrangente e vai auxiliar nas mudanças daqui para frente. ?A boa qualidade de vida é um conjunto de todas as práticas discutidas aqui. Já tive experiência em cuidar de idosos e o curso me deu uma melhor orientação para este trabalho. É de grande valia em todos os sentidos e se precisar cuidar de alguém, agora estou mais informada?, afirmou.

COMPATILHAR: