Nem com a goleada da Alemanha sobre a Austrália por 4 x 0 neste domingo (13), salvou a Copa do Mundo da África do Sul de ter a pior média de gols da história, que ficou com apenas 13 gols nos primeiros 8 jogos. Na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, essa média era de 2,25 gols por jogo, com 18 gols, também em oito jogos.
Em 2002, no mundial da Coréia do Sul e do Japão, o número foi ainda mais alto: 25 gols em oito jogos – 3,125 tentos por partida – com destaque para a goleada da Alemanha sobre a Arábia Saudita por 8 x 0.
A pior marca pertencia ao mundial da Alemanha, de 1974, que teve 16 gols anotados nos oito jogos disputados nos primeiros dias da competição: dois gols por jogo.
A melhor média pertence à Copa do Mundo de 1938, realizada na França. Ainda com formato de disputa diferente, foram 44 gols marcados em nove jogos, 4,88 gols a cada partida. O confronto com mais gols foi a vitória do Brasil sobre a Polônia por 6 x 5, com três gols de Leônidas da Silva.
O que mais chama a atenção nesta Copa do Mundo são os gols dos atacantes, que só começaram a ocorrer no domingo (13). Na partida entre Gana e Sérvia, o ganês Asamoah Gyan fez um gol de pênalti e o atacante Miroslav Klose, da Alemanha, também marcou o seu contra a Austrália.
Parece que a bola jabulani está se vingando dos jogadores depois de tantas críticas. Na estréia do Brasil contra a Coréia do Norte, a média de gols deve aumentar, assim espera os brasileiros.

COMPATILHAR: