A cidade de São Roque de Minas, na Serra da Canastra, abrigará a primeira escola destinada à formação de mestres queijeiros de leite cru do Brasil. As obras de construção do instituto tiveram início nessa segunda-feira (20).

A região, repleta de nascentes e belezas naturais, é conhecida pela qualidade e também pela quantidade de queijo que produz. Todos os meses saem dos municípios da Canastra cerca de 480 toneladas do produto, segundo a Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Apocan).

O projeto da escola é o resultado de uma parceria entre a Apocan, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Prefeitura do município. A Apocan será a gestora do instituo.

A previsão é de que as obras terminem até o fim deste ano, quando a  escola passará a funcionar com cursos de 1 semestre, de dez dias e de 1 dia, além de cursos mais longos.

A ideia é difundir o conhecimento de queijo para os produtores da Canastra e de todo o Brasil. “Nós ainda não conhecemos a flora microbiana do nosso queijo. Não existem pesquisas e estudos completos sobre nosso produto”, informou o presidente da Aprocan, João Leite ao Globorural. “A escola vai nos ajudar e ainda esperamos que possa ampliar a oferta de queijo da Canastra”.

De acordo com o presidente, a associação está fechando parceria com uma professora francesa que vai passar um ano ensinando na Canastra. A escola também pretende firmar convênios na França e no Brasil. “A ideia é criar uma identidade técnica científica para disseminar para os produtores”, finaliza João Leite.

 

Fonte: Globorural ||

COMPATILHAR: