A insatisfação com o Plano de Carreiras do Executivo levou dezenas de servidores da área da Saúde ao plenário da Câmara Municipal durante a reunião de quarta-feira (30). Os funcionários estavam todos vestidos de preto em sinal de protesto. O projeto entrou em tramitação nesta semana.
Em entrevista ao jornal Nova Imprensa e ao portal Últimas Notícias, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga (Sintramfor), Ana Paula Melo, falou sobre o posicionamento do sindicato sobre o assunto. ?A questão é muito complexa e, por enquanto, eu ainda não quero emitir nada não. Nós vamos tentar com a comissão que o Edmar [presidente da Câmara Edmar Ferreira/PT] vai fazer de vereadores e demais comissões dos planos para a gente rever os pontos que não estamos satisfeitos, porque foram coisas que tínhamos negociado de outra maneira, estava tudo ok, de repente, a Prefeitura mandou para a Câmara uma coisa totalmente diferente. Isso aí a gente ainda vai ter que negociar com o prefeito, pra depois emitir o parecer?.
Ana Paula Melo ressaltou ainda que, por enquanto, o assunto está muito polêmico. ?Há planos que são mais simples, outros tem coisas mais complicadas, que precisamos sentar e olhar se é constitucional se não é, porque a Prefeitura fez uma coisa muito diferente do que a gente tinha programado com o Igetec [Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada]. Ela [Heliane Guadalupe, presidente do Igetec] mudou tudo, até o que ela mostrou pra nós em uma reunião antes do plano dar entrada na Câmara ficou diferente. O que ela fez, há mais de meses, já está só com a Prefeitura mexendo, porque a Prefeitura cansou do Igetec, pegou, modificou tudo, mostrou para nós numa terça-feira, quando foi na outra segunda que era para dar entrada, deu entrada com um material diferente, então foi uma surpresa para nós, quando nós pegamos na Câmara, já tinha diferenciação do que foi mostrado para nós na terça-feira anterior. O plano foi protocolado na segunda-feira (21). Eu peguei lá e não era mais a mesma coisa que tinha sido discutido conosco. Então, está um vai e vem danado, muda daqui, muda dali, então está uma coisa muito polêmica?, explicou.
Questionada se foi o sindicato quem liderou a manifestação na reunião da Câmara, Ana Paula disse que a ideia partiu dos próprios servidores da Saúde. ?Muitos da Saúde não estão filiados, os filiados são na maioria agentes comunitários, pessoal da dengue e outros. Agora, os que estavam lá foram mais médicos, enfermeiros. Mas eles tiveram o apoio do sindicato, pois nós temos gente da Saúde na diretoria do sindicato. O pessoal da Educação ainda não se manifestou, nós tivemos uma reunião e tiramos as dúvidas do pessoal, o da Educação ainda está até mais polêmico, ele tem mais coisas ainda a corrigir, então a gente tomou a mesma medida da Saúde que é abaixo-assinado, para alterações e negociações junto dos vereadores ao prefeito para modificar o que está ruim. Isso não pode ser votado da noite para o dia não, não pode, é muito polêmico?, finalizou Ana Paula.
Os projetos referentes ao Plano de Carreiras que deram entrada no Legislativo nesta semana foram: projeto de lei complementar 18/2010 dispõe sobre o estatuto dos servidores públicos; projeto de lei complementar 019/2010 dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e vencimentos dos profissionais da área de Saúde do município de Formiga, estabelece normas diversas, institui nova tabela de vencimentos e dá outras providências; projeto de lei complementar 20/2010 dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e vencimentos dos servidores públicos da administração direta do poder Executivo, estabelece normas diversas, institui nova tabela de vencimentos; projeto de lei complementar 21/2010 dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e vencimentos dos profissionais da Educação, estabelece normas diversas, institui nova tabela de vencimentos e o projeto de lei complementar 22/2010 dispõe sobre o estatuto dos profissionais da Educação do município de Formiga.

COMPATILHAR: