Mais de sete milhões de pessoas gastam mais de uma hora para chegar ao trabalho no Brasil, aponta o Censo 2010 divulgado nesta sexta-feira (27). O número é com base no 61,5 milhões de brasileiros, maiores de 10 anos que têm alguma ocupação fora de seu domicílio, e representam 11,4% do total, quantidade maior que a população inteira do Paraguai.
De acordo com dados do recenseamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das 36 regiões metropolitanas pesquisadas, o Rio de Janeiro é onde os trabalhadores mais demoram para chegar ao trabalho e o primeiro no ranking dos que perdem mais de 60 minutos no transporte.
Entre as capitais, a campeã na demora para chegar ao trabalho foi São Paulo. Lá, 31,03% dos residentes na capital paulista demoram mais de uma hora no transporte para o trabalho. O Rio de Janeiro aparece em segundo, com 25,3% dos fluminenses gastando mais de 60 minutos.
Esta foi a primeira vez que o IBGE incluiu em seu questionário de amostra uma pergunta para saber quanto tempo o trabalhador perde para chegar ao emprego.

COMPATILHAR: