Lá fora, faz um dia típico de verão, com céu azul e sol brilhando. Se você é daquelas pessoas que acha que esse tempo e uma roupa de banho incrível são suficientes para ir à praia, é melhor pensar duas vezes antes de sair de casa. Um bom filtro solar e óculos escuros, por exemplo, estão entre os itens indispensáveis para garantir a saúde na areia ou na beira da piscina. Segundo a dermatologista Heloísa Hofmeister, a proteção contra os raios UV é fundamental para evitar o envelhecimento precoce e prevenir doenças como o câncer de pele.
Pedimos para a profissional montar uma espécie de kit básico de sobrevivência para quem deseja garantir o bronzeado sem prejudicar o organismo. Confira as dicas:
Filtro solar ? O FPS (fator de proteção solar) precisa ser de, no mínimo, 60. Na praia, ele deve ser reaplicado, sempre em camada espessa, a cada meia hora. ?É preciso ter em mente que um filtro solar deixa de proteger a pele após 30 minutos de uso. Caso ele não seja aplicado de novo nesse período, é como se a pessoa não tivesse usado o produto?, alerta Heloísa. Após cada mergulho, a dermatologista recomenda aplicar água termal em spray antes de passar o filtro solar.
Óculos escuros ? As lentes precisam ter proteção contra raios ultravioleta, sempre presentes em ambientes externos, até mesmo em dias nublados. ?A exposição dos olhos aos raios UV pode causar dano sério à visão. Com o tempo, essa radiação acaba contribuindo com condições ou doenças oculares sérias relacionadas à idade?, explica Heloísa. Diferentemente do protetor solar, que deve ser passado na pele a intervalos regulares sob o sol, a proteção ultravioleta nos óculos escuros é aplicada como um tratamento das lentes.
Chapéu ? Deve ser de abas largas, de preferência com tecido de trama fechada ou com proteção anti-UV.
Barraca ? Fabricada em tecidos sintéticos e, de preferência, que tenham passado por tratamento UV.
Líquidos – Litros e litros de água mineral para manter o corpo sempre hidratado. Água de coco também é uma boa pedida.

COMPATILHAR: