O Sistema Nacional de Emprego de Formiga (Sine), que atualmente atende em uma sala no Terminal Rodoviário, passará por uma reestruturação e funcionará em um novo endereço, à rua Coronel José Gonçalves D´Amarante, 240. A mudança deverá ocorrer em até 20 dias, quando forem concluídas as instalações de internet, dos computadores e a conexão do link, que só pode ser feita pela Embratel.
De acordo com o coordenador do Sine, Elton da Costa, a nova sede terá uma infraestrutura moderna, proporcionando um atendimento mais eficiente ao trabalhador formiguense. ?Uma sala de inclusão digital já está sendo implantada para oferecer cursos básicos de informática e alguns serviços de digitação e impressão, como a emissão de currículo?,conta.
Elton da Costa explica ainda que o investimento é da Secretaria de Estado de Defesa Social (Sedese), com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Ministério do Trabalho. ?Receberemos ainda computadores, equipamentos e móveis novos para que, tanto os funcionários do Sine quanto os trabalhadores que buscam os serviços do órgão tenham mais conforto e agilidade?.
Uma sala do empreendedor também será implantada, com assistência técnica e mercadológica do chefe do Setor de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Outro apoio ao empreendedor será uma sala para a realização de entrevistas com os candidatos encaminhados pelo Sine.
O balcão de empregos e vagas também será reestruturado. Nesta sala, todos os currículos serão separados por áreas e selecionados de acordo com o perfil de cada candidato, antes de serem enviados às empresas.
O Sine oferece serviços de encaminhamento ao mercado de trabalho, elaboração de currículo e entrada ao seguro desemprego. Além disso, o órgão presta serviço como agenda de empregos. ?Dentro do nosso sistema, temos diversos cadastros de trabalhadores e, quando uma empresa nos procura para determinada vaga, cruzamos as informações dos nossos cadastrados com o perfil desejado. Tivemos, por exemplo, uma oportunidade de quatro vagas para frentistas e encaminhamos 80 currículos que estavam em nosso banco de dados?, explica Elton.
Hoje, o Sine Formiga possui 220 empresas cadastradas, que utilizam os serviços de recrutamento de candidatos do órgão e 400 currículos. O saldo de vagas hoje é de 380. O coordenador explicou que o maior problema enfrentado em Formiga é a falta de especialização. ?É por isso que não conseguimos encaixar os candidatos nestas vagas. Por exemplo, faltam mecânicos, pedreiros, serventes, carpinteiros, marceneiros, serralheiros, garçons, cozinheiros e até vendedores pracistas. Ainda assim, colocamos aproximadamente 40 pessoas por mês no mercado de trabalho?, disse.
Elton Costa ressaltou que, por determinação do Ministério do Trabalho, é expressamente proibida a informação de vagas por telefone. Os interessados devem procurar o Sine portando carteira de trabalho e CPF para realizar um cadastro. ?A carteira será carimbada e nós faremos uma carta de apresentação, encaminhando o candidato à empresa. Nas próximas vezes, localizaremos o trabalhador pelo número do cadastro?, finaliza.

COMPATILHAR: