O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) apresentou nesta terça-feira (23), em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Relatório de Sustentabilidade 2008. O documento contém o diagnóstico da gestão ambiental no Estado e tem o objetivo de prestar contas à sociedade das atividades desenvolvidas pelo Sisema. É também um instrumento de gestão para direcionar as tomadas de decisões públicas que envolvam o meio ambiente em Minas Gerais.
De acordo com o subsecretário de Inovação e Logística da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Thiago Grego, este é o primeiro relato de sustentabilidade elaborado por um órgão público no Brasil. O estudo segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), organização não governamental, que estabeleceu o padrão mais difundido internacionalmente para o relato sobre as atividades que envolvem o tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.
Thiago Grego informou que o documento traz 79 indicadores, sendo nove econômicos, 30 ambientais e 40 sociais. Ele ressaltou, ainda, que o relatório mostra os avanços conquistados na gestão ambiental, mas também os pontos em que é preciso melhorar e avançar. Com este relatório, o governo assume compromissos públicos com metas definidas, explicou.
A superintendente executiva da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Maria Dalce Ricas, elogiou a iniciativa pioneira do governo, e destacou alguns avanços obtidos na gestão ambiental em Minas, como no gerenciamento dos resíduos sólidos, no controle das barragens e a elaboração do zoneamento ecológico econômico. Ela também sugeriu alguns aperfeiçoamentos que considerou necessários ao documento, como aprofundar os estudos sobre a regionalização do Sisema e a gestão das unidades de conservação.
Para o coordenador do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, Mário Dantas, é perceptível a evolução da gestão ambiental em Minas. O Estado é exemplo no setor ambiental e protagonista de um novo modelo de gestão ambiental no país, ressaltou. Ele defendeu o trabalho sistêmico dos órgãos de meio ambiente no Estado, e a continuidade deste trabalho ao longo dos próximos governos.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALMG, deputado Fábio Avelar, destacou a coragem do Sisema em elaborar o documento, que pode expor o órgão às críticas. É obrigação da sociedade cobrar outros relatórios anuais, com os aperfeiçoamentos apontados, disse.
A versão digital do relatório 2008 está disponível no site www.meioambiente.mg.gov.br, nas versões em português, inglês e espanhol.
Relatório 2009
O Relatório de Sustentabilidade 2009 está em elaboração e também será construído com a participação da sociedade, por meio de consultas públicas, previstas para iniciar em março. O subsecretário da Semad, Thiago Grego, ressalta a importância da participação da sociedade na construção do documento para que este alcance os aperfeiçoamentos necessários.