Na manhã desta quarta-feira (11), diversas autoridades se reuniram para o ato de inauguração oficial do sistema de videomonitoramento “Olho Vivo” em Pains.

O evento ocorreu na sede do Destacamento PM e contou com a participação do comandante da 7ª Região de Polícia Militar, coronel Wémerson Lino Pimenta; do comandante do 63º BPM, tenente coronel Fábio Gotelip Júnior; do comandante da 241ª Cia/63º BPM, capitão César Henrique Bittencourt da Cunha; do comandante de Pelotão, Rhuan Arantes da Cunha; e do comandante do Destacamento de Pains, sargento Dênis César Cravo.

Por parte do poder público, estiveram presentes na solenidade os seguintes representantes: prefeito de Pains, Marco Aurélio Rabelo Gomes, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Sérgio Morais, o prefeito de Córrego Fundo, Danilo Oliveira Campos, o prefeito de Pimenta, Geovanio Macedo, os representantes do Consep, Wilson Alves (presidente) e Adauto Roberto de Paula (ex-presidente), o Padre Aldézio de Morais, o policial Civil Marcelo Donizete da Cunha, os vereadores de Pains Cáthya Gourlart, Rosimar Machado, Leonardo Lara, Willis dos Santos e Róbson Coimbra.

O evento contou ainda com as bandas do 7º Batalhão e do 23º Batalhão, ambas pertencentes à 7ª Região de Polícia Militar.

 

De acordo com a Polícia Militar, existem hoje, em pleno funcionamento, nove câmeras de videomonitoramento operando 24 horas ininterruptamente. Outras quatro câmeras serão instaladas em breve, dando continuidade ao planejamento de visualização estratégica dos principais pontos da cidade.

O projeto teve início durante uma reunião em dezembro de 2019, quando integrantes da PMMG, Consep, Câmara Municipal e Prefeitura de Pains discutiram a melhor forma de uso do sistema Olho Vivo no combate à criminalidade.

Na sequência, foi feito um repasse financeiro da Câmara Municipal ao Poder Executivo Municipal para aquisição dos equipamentos, como câmeras e pórticos, além da reforma estrutural do Quartel da PM para que uma sala fosse totalmente adaptada para o serviço do monitoramento. Através de parceria público/privada, também houve a captação de recursos para dinamizar ainda mais o sistema.

Em sua fala, o comandante da 7ª Região de Polícia Militar, coronel Wemerson, destacou a importância do uso dessa tecnologia para toda a comunidade, enfatizando que as estratégias implementadas com a utilização das câmeras de alta definição auxiliarão decisivamente no resultado final buscado pelos policiais militares, ou seja, a excelência do serviço prestado voltado para a prevenção criminal e repressão qualificada dos delitos.

 

Fonte: Polícia Militar

COMPATILHAR: