Começou nesta quarta-feira (23) a 5ª Conferência Estadual de Políticas Sobre Drogas, que reúne cerca de 500 representantes da sociedade civil e do poder público para discutir e elaborar propostas relativas às políticas públicas sobre drogas no Estado de Minas Gerais. O evento, organizado pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), vai até esta sexta-feira (25). Entre os participantes estão membros dos conselhos municipais, dirigentes de entidades e gestores das políticas municipais.
As conferências estaduais acontecem a cada dois anos e em 2011 tem como tema ?As Ações Intersetoriais e a Gestão da Rede?. A abertura do evento foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e contou com a presença do subsecretário de Políticas Sobre Drogas, Cloves Benevides, do presidente da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais Sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outros, senador Wellington Dias, e do presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALMG, deputado Célio Moreira. ?Essa conferência tem o objetivo de discutir a intersetorialidade, a integração de redes, que tem sido o grande desafio. Nada mais juto do que consolidar os investimentos que têm sido feitos em integração com esse processo de escuta e controle social?, avaliou Benevides.
O subsecretário explicou que antes da conferência estadual houve encontros municipais e regionais. ?Minas gerais assumiu a sua responsabilidade de avaliar as políticas e propor soluções?, afirmou.
A mobilização de toda a sociedade no processo de enfrentamento às drogas também foi ressaltado pelo senador Wellington Dias. ?O trabalho de combate somente à oferta ? produção e distribuição ? não resolve o problema e, às vezes, traz até efeitos colaterais. A redução da demanda também é um grande desafio. Enfrentá-lo exige um movimento muito grande, há necessidade de outra cultura, impossível de conseguir sem haver mobilização?, disse. O senador parabenizou Minas Gerais pelas políticas desenvolvidas. ?Temos poucos estados brasileiros que têm buscado lidar com a questão de forma adequada. É um problema social e de saúde. É com essa vertente que ele tem que ser tratado?, explicou.
Programação
Após a abertura do evento, a antropóloga Alba Maria Zaluar ministrou a conferência magna com o tema ?A abordagem sistêmica das Redes Sociais como um novo paradigma na construção de caminhos para atenção ao usuário de álcool e outras drogas?.

Nesta quinta-feira (24), a programação será desenvolvida no Hotel Tauá, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Durante a manhã, os participantes se dividirão em grupos que discutirão diversas vertentes dos desafios da política sobre drogas, a gestão da rede pública e complementar, e as ações integradas para a prestação de serviços. Em cada mesa haverá palestras com especialistas de diversas áreas. Há membros do Poder Judiciário, policiais, médicos, pesquisadores e gestores públicos. Na parte da tarde, os participantes irão compor grupos de trabalho, nos quais elaborarão propostas relacionadas às políticas públicas sobre drogas.
Já na sexta-feira (25), haverá a plenária final do evento, em que serão votadas as propostas que irão compor o relatório final da conferência. A ideia é que haja até dez deliberações de assuntos considerados prioritários pelos conferencistas. Essa cartilha será considerada pelo governo na elaboração das políticas públicas.

COMPATILHAR: