O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou na quarta e quinta-feira (30 e 31), em Divinópolis, o I Simpósio de Trauma para profissionais do Samu, Corpo de Bombeiros, rede hospitalar da região oeste e estudantes.

De acordo com o Centro de Ensino e Treinamento em Saúde (CETS), trauma é uma definição ampla usada para descrever lesões causadas por uma força externa devido a acidentes, violência ou autoagressão. É categorizado por mecanismos de lesão que incluem: trauma penetrante, trauma contuso ou sua combinação.

No encontro, vários temas relacionados ao assunto foram abordados por um enfermeiro e médicos com experiência em atendimento de emergência, como; cinemática e biomecânica do trauma, avaliação e segurança da cena, atualização do PHTLS (PreHospital Trauma Life Support) 9° edição, tempo de atendimento Pré-Hospitalar e mortalidade em vítimas de trauma, atualização ATLS (Advanced Trauma Life Support) 10° edição, manejo da hemorragia e uso do ácido tranexânico nos pacientes traumatizados, manejo da via aérea no trauma, restrição de movimento de coluna.

Considerando os dados de atendimento, do início do funcionamento do Samu na região Oeste em 7 de junho de 2017 até 31 de outubro de 2019, foram realizados 108.484 atendimentos, destes, 25.216, foram por causas traumáticas.

“Esse treinamento vem sendo discutido há muito tempo. Atualmente, estamos com muitas discussões a respeito deste tema, principalmente algumas mudanças de protocolos. Por isso vimos a necessidade de fazê-lo para sanarmos as dúvidas e promover a atualização dos profissionais. O tema foi muito bem aceito, tanto que as inscrições esgotaram rapidamente. Mais de 500 pessoas participaram dos dois dias do evento”, informou a enfermeira e coordenadora do NEP, Larissa Martins.

O secretário executivo do Consórcio, José Márcio Zanardi, destacou a importância dos treinamentos para melhorar a assistência à população. “Um evento com tema muito relevante que teve objetivo de qualificar nossos profissionais e também a rede de urgência e emergência que atua na região Centro-Oeste”.

 

Fonte: Samu ||
COMPATILHAR: