Como o verão é a estação mais quente do ano, são comuns as idas a praia ou ao clube, o que faz com que as pessoas fiquem com a pele úmida por mais tempo, seja porque mergulharam em algum lugar, seja porque apenas estão transpirando mais que o normal. Esse excesso de umidade favorece o aparecimento das doenças de pele, que são causadas geralmente por fungos ou bactérias.
Uma das doenças comuns é a micose de praia (ou pano branco), que, apesar de não ser contraída na praia ou piscina, a doença ganhou esse nome por se tornar mais evidente nos períodos de calor e sol, quando as pessoas costumam ficar bronzeadas. Caracteriza-se por pequenas manchas brancas ou vermelhas na pele, causada por fungo que habita a pele de todos. Entretanto, consegue se desenvolver em pessoas mais sensíveis.
A queimadura solar também é uma constante. É uma reação aguda que consiste na formação de vermelhidão, inchaço, dor local e nos casos mais intensos, queimadura de segundo grau e formação de bolhas. Para evitar esse problema, o uso de protetor solar de fator 30 (ou mais) e de bonés e chapéus são imprescindíveis.
Outra doença de pele que pode ser contraída nas praias é a larva migrans, também conhecida como bicho geográfico, que é transmitida por larvas de parasitas presentes em fezes de cães e gatos. Por isso é proibido levar os animais nas areias de praia. O parasita entra pela pele, principalmente pelos pés, e causa inflamação.

COMPATILHAR: