Na semana passada, a Sucata Sinfônica da Escola Municipal Benedita Gomide Leite fez diversas apresentações.
Segundo o professor de Educação Musical, Alex Arouca, na terça-feira (14), o grupo esteve no Colégio Aplicação; na quarta-feira (15) no Colégio Losango (Anglo) e no Colégio Santa Teresinha; na quinta (16) o grupo se apresentou na própria escola Benedita Gomide Leite, no evento: ?Projeto Caminhada Verde? e na sexta-feira (17) ma Escola Estadual Professor Joaquim Rodarde e Escola Municipal Paulo Barbosa.
A Experiência Pedagógica: ?Sucata Sinfônica: Melodia Nota 10? é desenvolvida com alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Benedita Gomide Leite, pelo professor de educação musical Alex Arouca, sendo um projeto que visa o ensino da melodia. Apoiada no tripé música – educação – reaproveitamento de materiais, a orquestra ?Sucata Sinfônica? não usa instrumentos musicais industrializados, por isso traz uma rica vivência artesanal para a sala de aula, já que o próprio aluno confecciona os instrumentos.
Reaproveitar o lixo do dia a dia para produzir música é a tônica da ?Sucata Sinfônica: Melodia Nota 10? que, com momentos de criação, confecção, execução e audição dos novos instrumentos musicais, torna-se uma poderosa metodologia de educação musical.
O objetivo deste projeto é apresentar uma opção lúdica para as aulas de Educação Musical, onde a principal preocupação seja o desenvolvimento da percepção auditiva do educando, deixando-o apto para entender as características sonoras.
Sob a regência do professor Alex Arouca, a ?Sucata Sinfônica? executa o tema da 9ª Sinfonia de Beethoven, ?Ode á alegria?. A sinfonia nº 9 em ré menor, op. 125, Coral é a última sinfonia completa composta por Ludwig Van Beethoven.

COMPATILHAR: