A Superintendência Regional de Saúde (SRS), com sede administrativa em Divinópolis, recebeu nesta quinta-feira (28) uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes serão distribuídos para as 53 cidades da macrorregião.

As vacinas chegaram a Divinópolis por meio de um avião de pequeno porte, que pousou no Aeroporto Brigadeiro Cabral, por volta de 9h30. A SRS recebeu 9.500 doses. Contudo, a quantidade de vacinas que cada município receberá não foi informada.

Após serem descarregados, os imunizantes seguiram em uma van para a sede da Regional de Saúde.

Minas Gerais recebeu 190.500 doses no domingo (24). Desta vez, a vacina recebida no Estado foi a Oxford/AstraZeneca produzida no Instituto Serum, na Índia. O carregamento da AstraZeneca chegou ao Brasil na sexta-feira (22).

Imunizantes para Divinópolis

A Prefeitura não informou se com a chegada desta nova remessa de vacinas irá aumentar o público alvo. Até então, somente profissionais que estão na linha de frente da saúde e idosos residentes em instituições é que estão sendo imunizados na cidade.

A vacinação contra a Covid-19 para idosos que vivem em abrigos e lares começou nesta quarta-feira (27). Os cuidadores que trabalham nestas instituições também estão sendo imunizados. Os moradores da Vila Vicentina Frederico Ozanam e do Lar dos Idosos receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) é que até o fim desta semana, cerca de 400 pessoas entre idosos e cuidadores de outras instituições, também sejam imunizados.

Distribuição das vacinas em Minas

De acordo com o secretário-adjunto de estado de Saúde de Minas Gerais, Marcelo Cabral, uma parte será distribuída nesta quinta e outra, na sexta-feira (29).

“A gente já vem fazendo esse planejamento com as forças de segurança, assim como aconteceu da primeira vez. Esse planejamento foi feito para que seja distribuído hoje e amanhã e a gente tem condição de, a partir de segunda feira, iniciar a vacinação. Os municípios vão receber das regionais e, a partir daí, inicia a campanha de vacinação na segunda-feira”, explicou.

Nesta quinta serão encaminhadas 276.760 doses e na sexta, 79.540. A Polícia Militar (PM), a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros estão envolvidos nos trabalhos. De acordo com Cabral, é a maior operação de vacinação do estado de Minas Gerais que conta com três aviões e dois helicópteros”.

Fonte: G1

COMPATILHAR: