A Secretaria Municipal de Saúde de Itaúna confirmou, nessa segunda-feira (1º), um surto de Covid-19 no CRASI – Lar de Idosos, que abriga atualmente 52 residentes. De acordo com a responsável técnica da instituição, a assistente social Leila Regina Lança de Oliveira, 17 idosos testaram positivo para a doença após apresentarem sintomas gripais, como febre e tosse.
A confirmação dos casos ocorreu no próprio dia 1º de setembro, quando a instituição solicitou testes à Prefeitura. Apesar do número elevado de infectados, todos os idosos apresentam quadros leves da doença, segundo Leila. “Três já deixaram o isolamento e nenhum está em estado grave. Todos estão vacinados”, afirmou.
Apenas um residente permanece internado, mas por problemas de pressão arterial e cardíacos, e não devido à gravidade da infecção por Covid. O diagnóstico foi feito no hospital onde ele já estava internado. Ainda segundo a responsável técnica, nenhum funcionário da instituição testou positivo até o momento.
Diante do surto, a direção do CRASI adotou medidas de contenção imediata, como a suspensão das visitas e de algumas atividades coletivas. A Secretaria de Saúde também encaminhou testes adicionais para os demais residentes e disponibilizou uma médica da Atenção Primária para acompanhar a equipe de cuidadores.
A Vigilância em Saúde Municipal segue monitorando o local, com o objetivo de garantir a aplicação contínua de medidas preventivas e controle da situação.
O CRASI acolhe idosos em situação de vulnerabilidade, incluindo pessoas em situação de rua, e depende de doações para manter suas atividades. A instituição solicita o apoio da população com a doação de materiais de higiene (luvas, máscaras, álcool em gel, sabonete líquido), além de frutas e alimentos. As doações podem ser entregues diretamente no local ou feitas por meio de transferência via PIX, usando o CNPJ: 20.901.927/0001-30.
Com informações do Estado de Minas