A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, na manhã desta terça-feira (16), em Florianópolis, um dos principais fornecedores de fuzis e munições para integrantes do Comando Vermelho (CV), facção criminosa chefiada por Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas, de 47 anos.

A ação foi realizada por agentes da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Deic) da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC). Segundo as investigações, o armamento fornecido era destinado a comunidades do Jardim Catarina e do Complexo da Penha, no Rio de Janeiro.

Ao todo, a operação cumpriu 10 mandados de busca e apreensão contra membros de uma organização criminosa catarinense responsável tanto pelo tráfico de drogas quanto pelo fornecimento de armas ao Comando Vermelho. Dois suspeitos foram presos nesta fase da investigação, incluindo um homem de 32 anos, natural do Rio de Janeiro, apontado como uma das lideranças da facção em Santa Catarina, com forte ligação ao CV.

As investigações que levaram à operação atual começaram após a prisão das principais lideranças da organização criminosa, na Operação Tio Patinhas. Na ocasião, mais de 30 integrantes foram detidos. Também foram apreendidos mais de 750 quilos de drogas, entre elas cocaína trazida de Santo Amaro da Imperatriz (SC), além de centenas de munições de fuzil que seriam comercializadas com o CV no Rio.

A organização é investigada pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e lavagem de dinheiro. Durante a apuração, foram sequestrados bens e bloqueados ativos financeiros e contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema, totalizando até R$ 280 milhões.

As diligências seguem em andamento para localizar um cidadão uruguaio, acusado de integrar a organização criminosa e atuar diretamente no fornecimento de armas e munições. A Polícia Civil de Santa Catarina mantém as investigações para desarticular completamente o grupo e suas ramificações.

Com informações do Metrópoles

COMPARTILHAR: