O encerramento de oficinas de arte oferecidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras I), no bairro Rosário, levou os usuários a procurarem a redação do jornal Nova Imprensa, nesta semana, para tornarem públicas as dificuldades que encontram atualmente no local.
Dois adolescentes, um de 15 anos e outro de 13 anos, que frequentam o centro há 5 anos, visitaram a redação para, segundo eles, buscarem ajuda para evitar o fim de mais oficinas. Eles fizeram questão de frisar que estavam representando usuários do centro também insatisfeitos e que as reclamações nada têm a ver com os profissionais do Cras, mesmo que alguns também não estejam contentes com as mudanças.
Segundo eles, no início de 2013 eram oferecidas aulas de xadrez, desenho, dança (para crianças e adolescentes e também para idosos), instrumentos (violão, saxofone, trompete e trombone) e de flauta doce. Desse leque de atividades, sobraram apenas as aulas de flauta doce.
O último cancelamento foi das aulas de dança, encerradas no dia 29 de julho. Para os alunos, a ex-professora, que dava aulas no centro há 5 anos, explicou que a Prefeitura optou por mudar o contrato de prestação de serviço de 24, para 30 horas semanais, pelo mesmo salário que já era baixo, o que não compensaria. ?Depois da última aula de dança, como a gente mora no mesmo bairro que o prefeito, fomos (12 pessoas) na casa dele para pedir que ele não tirasse as aulas. Moacir disse que não sabia que isso estava acontecendo, mas que nos ajudaria. Ele explicou que não poderia contratar ninguém agora por causa do concurso. Que só concursado vai poder ser chamado?, contou Paulo Henrique. O adolescente disse que ao repassar essa informação para um dos profissionais do Cras, ouviu que não existem vagas destinadas para tais cargos no concurso.
Inconformados, os adolescentes se reuniram com a coordenadora do centro, Eliana Resende que os informou que a decisão de cancelar as aulas é do funcionário da Secretaria de Desenvolvimento Humano, que se chama Adriano e veio de Piumhi e que ele avisou que as oficinas não voltarão.
Durante a entrevista ao jornal, os adolescentes ainda falaram sobre as péssimas condições do local que hoje abriga o centro e contaram que as palestras direcionadas à terceira idade, que ocorriam no período noturno, foram encerradas por falta de iluminação adequada. De acordo com Marden, a falta de estrutura e de segurança do local já trouxe prejuízos: ?Já aconteceram roubos lá durante essas palestras, levaram celulares e já roubaram até a dispensa do Cras, levando toda a comida?.
<2>Na Prefeitura
O jornal entrou em contato com a secretária de Desenvolvimento Humano, Marilúcia Pimentel, para conhecer os motivos que levaram ao cancelamento das oficinas e sobre as ações da secretaria para solucionar as outras questões apontadas pelos usuários do Cras, do bairro Rosário, porém ela disse desconhecer o problema e pediu um prazo para entrar em contato com a Secretaria de Comunicação, que buscaria junto à coordenadora do Cras, as respostas para todos os questionamentos.
Como foi pedido pelo novo secretário de Comunicação, Flávio Roberto, as perguntas foram enviadas pelo jornal via e-mail e respondidas pelo mesmo canal. Apesar de repassadas pela secretaria, as informações foram prestadas pela coordenadora do Cras I, Eliana Resende.
Em relação aos cancelamentos das oficinas, o que atenderia uma ordem de um funcionário chamado Adriano foi respondido que. ?Na verdade, uma série de fatores levou à suspensão temporária de algumas atividades. Tão logo sejam sanadas essas questões, as oficinas voltarão normalmente?.
Sobre a falta de segurança no centro, o que levou ao cancelamento de atividades, foi explicado que estão buscando um novo local para o Cras I, com melhores condições de segurança.
A última pergunta enviada pela redação, relativa às informações dadas pelo prefeito Moacir Ribeiro aos adolescentes sobre a possibilidade de haverem vagas específicas no concurso para professores das oficinas, a resposta, foi dada pela Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas que disse que o levantamento de vagas ainda está sendo elaborado.

COMPATILHAR: