As tarifas de venda de gás natural canalizado pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) sofreram reajustes, conforme previsto na Resolução SEDE n° 039, de 29 de setembro de 2009, que entrou em vigor nesta quinta-feira (1). Comparadas às cotações de comercialização vigentes entre julho e setembro de 2009, os valores para os consumidores típicos tiveram aumentos entre 4,1% e 5,5% em outubro. O acréscimo foi de 4,8% para o gás destinado à indústria, de 4,1% para o uso geral e de 5,5% para o uso veicular.
Entretanto, quando comparadas às tarifas praticadas em outubro de 2008, registra-se redução de valor. Para o consumo típico da classe industrial, o decréscimo é de 12,7%, já para o gás de uso geral, a tarifa passa a ser 9,7% inferior. O valor de venda para o segmento veicular apresentou a maior redução: 14,6% relativamente ao mesmo mês do ano passado.
Em função da mudança que o governo mineiro promoveu na Margem do Valor Agregado para fins de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para substituição tarifária do Gás Natural Veicular (GNV), o preço total de venda para os postos revendedores, resultado da agregação do tributo à tarifa, a partir de outubro apresentará uma redução de 17,3% em relação ao vigente no mesmo mês de 2008.
Segundo a resolução assinada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sergio Barroso, o reajuste considera a evolução dos custos de aquisição do gás natural da Petrobrás.

COMPATILHAR: