O Comitê Extraordinário Covid-19, em reunião realizada nessa quinta-feira (18), definiu a permanência da macrorregião Oeste na Onda Verde do “Minas Consciente” por mais uma semana. As definições do programa estadual são avaliadas a cada 15 dias; anteriormente a taxa de incidência da Covid-19 apresentou queda de 74% na região.

Nesta quinta, a incidência da Covid-19 em Minas Gerais caiu 24% e atingiu a marca de 25 casos para 100 mil habitantes.

A macrorregião Oeste está na fase mais flexível do plano estadual, criado para a retomada das atividades em todo território mineiro de forma gradual e segura, desde o fim de julho. A situação das microrregiões não foi atualizada nesta quinta.

Taxa de incidência

Segundo o Estado, a taxa de incidência da doença em Minas Gerais Minas Gerais atingiu a marca de 25 casos para 100 mil habitantes e aponta desaceleração da pandemia e avanço da vacinação. Nos últimos sete dias, em geral, a queda foi de 24%.

“Os mineiros e as mineiras estão fazendo a sua parte e procurando a vacina. Isso gera um impacto direto em tudo. Os óbitos diminuíram, principalmente entre os idosos, público mais sensível, as internações também tiveram queda, assim como a ocupação de leitos. É um efeito cascata positivo. Queremos que a situação melhore ainda mais, muita gente ainda não tomou a segunda dose então é preciso colocar o cartão de vacina em dia”, advertiu o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.

Nesta etapa, todas as atividades estão permitidas, mas desde que regras como uso de máscara, distanciamento e manutenção das medidas de higiene e segurança sejam mantidas para evitar novos casos.

As cidades que fazem parte da Macrorregião Oeste são: Aguanil, Araújos, Arcos, Bambuí, Bom Despacho, Camacho, Campo Belo, Cana Verde, Candeias, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Carmópolis de Minas, Cláudio, Conceição do Pará, Córrego Danta, Córrego Fundo, Cristais, Divinópolis, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Formiga, Igaratinga, Iguatama, Itaguara, Itapecerica, Itatiaiuçu, Itaúna, Japaraíba, Lagoa da Prata, Leandro Ferreira, Luz, Martinho Campos, Medeiros, Moema, Nova Serrana, Oliveira, Onça de Pitangui, Paíns, Pará de Minas, Passa tempo, Pedra do Indaiá, Perdigão, Piracema, Pitangui, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo, Santo Antônio do Monte, São Francisco de Paula, São Gonçalo do Pará, São José da Varginha, São Sebastião do Oeste, Serra da Saudade Tapiraí.

Cidades da microrregião

Nesta quinta-feira (18), a situação das microrregiões não havia sido atualizada. Veja abaixo a última atualização feita no dia 9 de outubro.

Micro de Bom Despacho: Bom Despacho, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Moema, Serra da Saudade;

Micro de Divinópolis: Araújos, Carmo do Cajuru, Cláudio, Divinópolis, Itapecerica, Perdigão, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste;

Micro de Formiga: Bambuí, Córrego Danta, Córrego Fundo, Formiga, Iguatama, Medeiros, Pains, Pimenta.

Micro de Itaúna: Itaúna, Itaguara, Itatiaiuçu, Piracema;

Micro de Oliveira: Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Oliveira, Passa Tempo, Santo Antônio do Amparo, São Francisco de Paula;

Micro de Pará de Minas: Conceição do Pará, Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Pará de Minas, Pitangui, São José da Varginha.

Micro de Piumhi: Capitólio, Doresópolis, Piumhi, São Roque de Minas.

Fonte: G1

COMPATILHAR: