É sabido que nas cidades grandes se produz e se aprecia mais a arte. Além disso, por elas circula mais dinheiro, o que alavanca mais produções. Ao partir para o interior para levar suas experiências, espetáculos e oficinas, os artistas correm um risco real de cair numa postura colonizadora, etnocêntrica, de ?detentores do conhecimento?. O projeto Armatrux em Cena, do Grupo de teatro Armatrux, pelo contrário, tenta mobilizar e promover o encontro de artistas em cinco cidades do interior do Estado. São elas: Contagem, Itaúna, Itatiaiuçu, Santos Dumont e Bela Vista de Minas.
?Muitas vezes, os artistas não (re)conhecem seus pares dentro da própria cidade. Além disso, nossa presença é uma demonstração de que nós trabalhamos com teatro como profissão. As pessoas pensam que os artistas profissionais são apenas aqueles da televisão?, afirma Paula Manata, atriz e integrante do Armatrux.
O projeto prevê apresentações dos espetáculos ?Armatrux, a Banda? e ?Bilu e Falidous Circus? e cinco oficinas formativas: ?Oficina de Bonecos?, ?Oficina O Ator, o Objeto e a Cena?, ?Oficina Técnica em Montagem?, ?Oficina de Produção? e ?Oficina Formas de Financiamento e Elaboração de Projetos?.
?São projetos de continuidade, de formação. Fizemos um primeiro contato antes da Copa e agora estamos retomando. Em algumas cidades, nossas idas se estendem por quatro semanas; em outras, menos. A ideia é mostrar parte dos bonecos produzidos e até algum resultado das oficinas, mas o principal objetivo é estabelecer esse contato e ajudar na cena local. As apresentações dos nossos espetáculos servirão para fechar um ciclo, para finalizar esse processo?, ressalta Paula.
Espetáculos
?Armatrux, a Banda? é um show musical feito por bonecos. A ideia de ter números musicais é recorrente na história da companhia, que tem 23 anos de vida, e começou lá atrás, com ?Os Românticos?. ?Eu tinha um vizinho que precisava gravar um videoclipe, mas não tinha grana para produzi-lo. Eu disse a ele que a gente topava fazer as filmagens e em troca ele gravaria nossa trilha sonora?, relembra a atriz. O clipe no caso era para a música ?Let Me Try It Again? e o vizinho, Samuel Rosa, do Skank. ?Toda a parte de circo, palhaços é feita por nós?, se diverte.
Em ?A Banda?, o grupo estabeleceu novamente uma parceira com um nome de peso da música mineira: John Ulhôa, do Pato Fu, é responsável pela direção musical e assina a trilha com Bob Faria. Além deles, os bonecos foram desenhados pelo quadrinista Conrado Almada.
Apesar de ter mais de 10 anos de vida, a peça segue sendo apresentada e, recentemente, encontrou mais motivos para tal. ?Nós tínhamos um palco gigantesco que dava um trabalho enorme para transportar e montar. Ano passado, fizemos um palco menor e tudo ficou mais fácil. Nós temos nos apresentado mais e há quem diga que ficou melhor assim, mais próximo do público?, comemora a atriz.

COMPATILHAR: