Na próxima terça-feira (14), a partir das 9h, será inaugurado o Telecentro Pesca Maré na comunidade rural de Albertos. O telecentro foi adquirido graças a uma parceria entre o município, o Ministério da Pesca e Aquicultura , o Instituto Federal do Paraná e o Ministério das Comunicações.
Albertos será a primeira comunidade rural de Formiga a receber o telecentro com características específicas para a área de pesca e aquicultura. A comunidade foi indicada por ser um distrito, estar localizada nas proximidades do Lago de Furnas, ter pescadores e criadores de peixes e fazer um trabalho integrado com as comunidades vizinhas de Cunhas, São Pedro, Nova Zelândia, Gonçalves, Timboré, Martins de Arruda, Cerrado e Papagaio.
No mês de outubro, serão realizados dois cursos, um de pesca e outro de aquicultura, por meio do Instituto Federal do Paraná. As aulas serão no sistema Educação à Distância (EAD), monitoradas pelos tutores presenciais e transmitidas via satélite na Casa Kolping de Albertos. Na aula inaugural está prevista o discurso do ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin que estará no Instituto Federal do Paraná e, em rede, estará se comunicando com todos os 50 telecentros inaugurados ao mesmo tempo em todo o país.
As inscrições para esses cursos já estão abertas, e posteriormente a comunidade terá também aulas de computação, inclusão digital e social e cursos on line. As matrículas para os cursos podem ser feitas pelo site www.ead.ifpr.edu.br .
Os tutores presenciais foram indicados pela comunidade de Albertos e comunidades vizinhas, e serão contratados pelo Ministério da Pesca por dois anos por meio de edital público, por dois anos consecutivos.
De acordo com a supervisora de Políticas Rurais, Vitória Ramos, o incentivo à piscicultura no município tem despertado o interesse do Ministério da Pesca e Aquicultura e da Superintendência de Minas Gerais para os assuntos de pesca, além de proporcionar aos produtores alternativas de renda e sustentabilidade. ?Recentemente foi aberto o edital público de ocupação de águas para criação de peixes em tanque rede e demarcação dos parques aquicolas, o que representa crescimento no ramo. A Prefeitura presta assistência técnica especializada a um grupo de piscicultores que juntos possuem mais de 60 mil peixes em criatório, seja em tanque rede ou escavados?, lembrou Vitória.
A supervisora de Políticas Rurais destacou que todo segmento de piscicultura e pesca, ou seja as associações de pescadores, colônia de pesca, grupos de produção, se organizados, podem usufruir dos benefícios que o Ministério da Pesca e Aquicultura disponibilizam.
Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA