A previsão do tempo indica que a semana no Centro-Oeste de Minas deve ser de calor intenso, com máximas acima dos 30°C. Segundo o climatologista Ruibran dos Reis, a sensação térmica pode ser ainda mais quente do que a temperatura real. A região será a única de Minas Gerais a ter clima estável, com dias de céu entre nuvens.

Ruibran explicou ao g1 que a causa da condição é a atuação de uma massa de ar quente. O fenômeno deve atuar durante toda a semana e uma mudança climática deve ser esperada apenas no domingo (30).

“Com isso, os dias devem ser marcados pelo calor e pela possibilidade de chuvas somente na forma de pancadas isoladas”, descreveu o climatologista.

O dia mais quente deve ser esta segunda-feira (24) e a cidade onde o calor mais intenso é esperado é Pompéu.

Quanto a umidade relativa do ar, Reis informou que a variação esperada é de 35% a 70%. Chuvas podem ser registradas na forma de pancadas isoladas, característica típica do verão.

Ainda assim, o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) emitiu um alerta de tempo severo para algumas cidades da região. O órgão define a condição como temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e/ou chuva em abundância. O risco foi destacado para os municípios de Bom Despacho, Piumhi e Divinópolis.

Confira a previsão em algumas cidades

CidadesMínima ºCMáxima ºC
Divinópolis15°C33ºC
Bom Despacho17ºC33ºC
Itaúna16°C32°C
Pompéu18ºC34ºC
Nova Serrana17ºC32°C
Pará de Minas16ºC32ºC
Fonte: Climatempo

Dia a dia

  • Segunda-feira (24): parcialmente nublado, sem chuva. Temperaturas entre 15ºC e 34ºC;
  • Terça-feira (25): parcialmente nublado, com chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 15ºC e 33ºC;
  • Quarta-feira (26): parcialmente nublado, com chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 16ºC e 33ºC;
  • Quinta-feira (27): parcialmente nublado, com chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 17ºC e 32ºC;
  • Sexta-feira (28): parcialmente nublado, com chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 18ºC e 32ºC.

Fonte: g1 Centro-Oeste

COMPATILHAR: