Tempestades típicas de verão e altas temperaturas marcam o fim de semana no Centro-Oeste de Minas. Os termômetros devem registrar máximas próximas de 35°C e pancadas são esperadas durante às tardes e às noites. O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) aponta que a região apresenta risco de nível 1 para tempestades severas.

Conforme o professor de geografia Rafael de Ávila Rodrigues, essa oscilação entre o calor intenso e as tempestades são resultados da atuação de sistemas de alta pressão.

Um deles bloqueia a passagem das frentes frias com origem no Sul do Brasil. Enquanto outro, que se encontra no Oceano Atlântico, em altos níveis da atmosfera, transporta a umidade do oceano para o continente e favorece a ocorrência de chuvas típicas de verão.

“Consequentemente ocorre uma mudança nos padrões de circulação da atmosfera com predominância dos ventos no sentido norte, que é mais quente. Muito sol e vento quente são a combinação perfeita para o aumento da temperatura do ar durante o dia e provocam bastante calor”, explicou.

Com isso, o fim de semana na região deve ser de calor intenso, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. A tendência é que haja um aumento de nuvens durante a manhã o céu seja parcialmente nublado.

Os termômetros devem registrar temperaturas entre 16°C e 35°C. Quanto à umidade relativa do ar, o esperado é a oscilação de 30% a 95%.

Tempestades severas

Conforme o relatório do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), divulgado nesta sexta-feira (21), a região apresenta risco de nível 1 para tempestades severas.

O órgão define a condição como temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e/ou chuva em abundância. As cidades citadas no alerta foram Bom Despacho, Piumhi, Formiga, Oliveira, Divinópolis e Pará de Minas.

“As tempestades deverão ter caráter isolado e ser de rápida atuação. Elas deverão iniciar logo nas primeiras horas da tarde, produzindo granizo, vendaval. Algumas terão precipitação associada com intensidade de 30 mm/h”, descreveu o Simge no relatório.

Confira a previsão em algumas cidades

CidadesMínima ºCMáxima ºC
Divinópolis16°C34ºC
Bom Despacho18ºC34ºC
Itaúna17°C33°C
Pompéu19ºC35ºC
Nova Serrana18ºC33°C
Pará de Minas17ºC33ºC
Fonte: Climatempo

Dia a dia

  • Sexta-feira (21): aumento de nuvens pela manhã, possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 16ºC e 35ºC;
  • Sábado (22): aumento de nuvens pela manhã, possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 17ºC e 34ºC;
  • Domingo (23): sol com algumas nuvens, sem chuva. Temperaturas entre 17ºC e 34ºC.

Fonte: g1

COMPATILHAR: