Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira (6). Autoridades já apontam que mais de 1,5 mil pessoas morreram após o tremor e outras 5 mil ficaram feridas. Há ainda milhares de desaparecidos. O tremor foi o mais forte na Turquia desde 1939.

O abalo foi sentido em outros países na região como Chipre, Líbano, Israel e Iraque. Segundo as autoridades, o governo turco aponta que 912 pessoas morreram no país. Na Síria, foram 592 mortos, conforme a agências de notícias.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento do tremor. Imagens mostram ainda o momento em que um prédio desmorona momentos depois do fim do terremoto. Pessoas saem correndo e carros são cobertos pela poeira da demolição em questão de segundos.

Epicentro

O Centro Alemão de Pesquisa em Geociências divulgou que o epicentro do terremoto ocorreu a 10 km da superfície, profundidade considerada baixa, muito próxima ao solo, e pode explicar, em parte, o tamanho da destruição provocada.

O epicentro do tremor foi no povoado de Kahramanmaras, próximo à cidade de Gaziantep, no Sudoeste, bem perto da fronteira com a Síria, e atingiu um raio de cerca de 250 km.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: