A Prefeitura de Formiga inicia, nesta quinta-feira (4) a testagem em massa da população para detectar a Covid-19. Oito mil testes já estão disponibilizados e outros estão sendo adquiridos. Interessados em realizar o teste terão duas opções: a pé ou em Drive Thru.

As pessoas que desejam fazer o teste vão responder a um questionário pequeno e, dentro do que for respondido, se enquadrarem no critério, será feito o teste para a detecção de antígeno. É um teste de Swab Nasal que tem resultado rápido e com 90% de eficácia.

Essa ação tem a intenção de identificar casos de Covid-19, até mesmo em pessoas assintomáticas, mas que podem estar circulando e transmitindo o vírus. “A prioridade é para a população que tem algum sintoma ou aquelas assintomáticas, mas que participaram de festas ou tiveram contato, nos últimos 14 dias, com pessoas que tiveram testagem positiva para Covid-19”, explicou o secretário de Saúde, Leandro Pimentel.

Serão disponibilizadas quatro tendas em três pontos diferentes da cidade. Duas serão instaladas próximo ao Terminal Rodoviário, uma em cada sentido da via, e vai atender exclusivamente em formato Drive Tru, ou seja, a pessoa interessada vai de carro ao local e é testada dentro do próprio veículo.

As pessoas que não têm carro devem procurar outros dois pontos: uma tenda que será instalada na porta do Centro Municipal de Atenção à Saúde (Cemas – Rua Bernardes Faria, Centro) ou na estrutura que será montada na UPA, próximo à tenda de triagem que já existe para Covid. O horário de funcionamento é de 8h às 16h.

É importante destacar que as pessoas devem usar máscara a todo o momento e aquelas que forem fazer a testagem a pé, deverão, além da máscara, manter distanciamento mínimo de um metro e meio das demais.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: